domingo, 14 de julho de 2013

A "Geléia Geral" do Tropicalismo

 

GELÉIA GERAL

Estamos diante de uma belíssima canção de Torquato Neto (ver na postagem anterior quem foi esse grande artista tropicalista) e Gilberto Gil, Geléia Geral, canção esta que marcou o movimento Tropicalista, era um manifesto criado por esses dois grandes nomes do movimento. Naquele período, sua forma inovadora resumiu os objetivos da Tropicália.

Mas afinal, porque Geléia Geral?

A idéia do tropicalismo era de tornar legítimas todas as tendências musicais existentes no Brasil, bem como resgatar tendências de fora dando um toque de “brasilidade” nestas. A palavra que define esse movimento é EXPLOSÃO, ou seja, uma explosão de letras fragmentarias e arranjos despojados, com todos os elementos que englobam esse vasto país e toda a modernidade que esta em foco.

E que de acordo com Schwartz essa falta aparente de nexo antre as partes na redação, a composição em blocos e a justaposição simples e pura das palavras e frases é parecida com a do manifesto Antropofágico.

Todos esses elementos ganham vida em poemas e canções deste movimento. Mas como isso acontece?

Bom, agora respondo as duas questões aqui postas:Geléia Geral é a canção que resume todas essas características, reunindo-as em fragmentos que retomam o Brasil e suas descobertas, isso tudo em múltiplas imagens ajudando a compor esse multiculturalismo, como por exemplo, no trecho:

As relíquias do Brasil
Doce mulata malvada
Um LP de Sinatra
Maracujá, mês de abril
Santo barroco baiano
Super poder de paisano
Formiplac e céu de anil
Três destaques da Portela
Carne seca na janela

Alguém que chora por mim
Um carnaval de verdade
Hospitaleira amizade
Brutalidade, jardim

Esses elementos são adicionados à arranjos artísticos cheios de particularidades, reunindo diferentes estilos musicais, o iêiêiê, representando o rock 'n' roll, que era a marca do estrangeiro, o que de certa forma representava a repugnância de alguns jovens de esquerda. E, também, a fusão de alguns estilos musicais deste vasto território, o que confere a nossa ligação com o Antropofagismo.

Ê bumba iê iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba iê iê iê
É a mesma dança, meu boi

Por fim, o trecho acima resume muito bem o que foi essa relação de culturas diferentes e estilos diferente em um único refrão. A referência da cultura popular em “Bumba meu Boi” junto à marca do rock 'n' roll, o “iêiêiê”, formam essa fusão de estilos que descrevem muito bem o “ideal Tropicalista” que tinha como objetivo fugir de tudo que era “ideal”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.