Porque as cores são refletidas nos Cds?
Na face espelhada dos cd"s ocorre uma coisa chamada difração. Olha só, o luz branca é formada por várias outras cores, o cd consegue separar essas cores através da difração, isso porque é pleno de riscos muito finos, mais até que fios de cabelo
Para a luz visível, usa-se uma rede de difração, formada por uma superfície refletiva ou transparente em que se marcam vários sulcos, muito próximos uns dos outros (décimos ou centésimos de milímetro, pois o comprimento de vaga da luz é da ordem de 5.10-7m - o metro dividido em 10 milhões de partes). Exemplos destas redes e suas propriedades: quando se olha um tecido de trama fina contra uma lâmpada distante, quando olhamos o revérbero num CD ou quando olhamos a Lua através de uma nuvem, vemos faixas ou halos coloridos, devido à difração da luz por pequenos obstáculos (a trama, os sulcos do CD ou as gotículas de chuva na nuvem)
Arco-íris
Um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva ou arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Veja também o artigo sobre as cores para informações sobre o espectro de cores do arco-íris.
Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica: «Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, indigo. Na língua inglesa é usada a mnemónica roygbiv.
O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local comum para vermos o arco-íris é perto de cachoeiras.
Aurora boreal e aurora austral
Introdução
As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.
Informações
Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.
A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.
Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.
Curiosidade:
- O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.
- Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter, Saturno e Marte.
Páginas
- mEuS TrAbAlHoS PeDaGóGIcoS
- Cavaleiros do Zodíaco - Dublado em AVI
- Os Cavaleiros do Zodíaco - A Saga de Hades (Dublado)
- Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya): The Lost Canvas
- Shurato- Dublado em AVI
- Afro Samurai
- Animes
- Música
- Yu Yu Hakusho - Dublado em AVI
- Sailor Moon - Completo em AVI (Dublado)
- Dragon Ball - Completo, Dublado e em AVI
Pesquisar este blog
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este texto é referente a pesquisa solicitada aos meus alunos. Cada aluno que entrar no blog, deve postar um comentario para como visitante. Um abraço e boa pesquisa.
ResponderExcluir