Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Governo terá como foco valorização do professor
13/12/2010 - 11:38

É o que garante o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Em sintonia com a opinião de especialistas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que o eixo central do novo Plano Nacional da Educação será a valorização do professor. O PNE estabelecerá metas de educação para a década 2011-2020, já que o atual plano perde sua validade no dia 31 de dezembro deste ano.

Durante sua participação no programa de rádio Café com o Presidente, Haddad afirmou que o texto terá metas para cada etapa da educação, desde a infantil até a profissional. Mas, segundo ele, a próxima década precisa ser do professor. “O professor brasileiro ainda ganha, em média, 60% do que ganham os demais profissionais de nível superior, e nós queremos encurtar essa distância para que a carreira do magistério não perca talentos para as demais profissões”, disse.

Ainda no programa de rádio, o ministro apontou que dados do Programa Internacional de Avaliação Estudantil (Pisa) indicaram que o Brasil foi o terceiro país avaliado que mais evoluiu na qualidade da educação. Para Haddad, o estudo demonstra que a educação brasileira está “no rumo certo”, crescendo em quantidade mas também em qualidade. “Agora, trata-se de acelerar o passo”, afirmou.

Metas - O PNE é responsável por determinar os rumos da educação no país durante os próximos dez anos. A cada década, são traçados objetivos e metas para todos os níveis de ensino brasileiros, da creche ao ensino superior.

A divulgação do novo PNE estava prevista para acontecer na primeira semana de dezembro, mas teve seu lançamento adiado. Entidades da área da educação pressionam o governo e chegaram, inclusive, a enviar uma carta ao presidente Luis Inácio Lula da Silva solicitando a votação do plano pelo Congresso antes do recesso parlamentar, que deve começar nesta semana. Lula garantiu nesta segunda que o PNE será apresentado nesta quarta-feira aos parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.