Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Peças de teatro para crianças

Peças de teatro para crianças

Há alguns anos atrás teatro era sinônimo de elegância, classe e dinheiro, depois de certo tempo ele começou a ser esquecido e no século atual projetos de incentivo e diminuição dos preços foram criadas para facilitar a presença do público nas melhores peças. Com os investimentos para a diminuição dos valores o teatro está sendo valorizado tanto como profissão quanto a sua importância no desenvolvimento infantil, o teatro está atuando diretamente na vida das crianças para tentar levar mais sabedoria a elas, através das peças vários temas atuais são abordados, de forma que, influencia de alguma forma na vida cotidiana de muitas pessoas. O teatro sempre foi abordado nas escolas inclusive na educação infantil, mas depois ele perde espaço conforme os alunos vão crescendo e os interesses por outras coisas como a tecnologia os afasta. Qualquer meio de arte é muito importante e bom para as pessoas, tanto para aprender como para rir, se emocionar, ficar em suspense etc. Porém o teatro conta com o trabalho em equipe, a comunicação, expressão, movimentos, e outros que incentivam a criatividade.
No Brasil as peças teatrais infantis estão se tornando muito comuns, porém apenas nas capitais e a maioria dos assistentes ainda são de classe média e alta quando as peças são feitas por artistas conhecidos, o objetivo de vários projetos é com que este tipo de arte chegar até ao menos favoráveis e também sejam comuns em cidades menores, com menos habitantes e pouca influência artística. Veja abaixo uma lista com as principais peças para crianças:
- Soldadinho e a Bailarina, inspirado no conto O Soldadinho de Chumbo de Hans Christian Andersen;
- Alice no País das Maravilhas;
- Um Barbeiro de Sevilha adaptado para crianças O Barbeiro de Ervilha;
- Os três porquinhos;
- Espoleta;
- Quem Tem Medo do Curupira, dirigido por Débora Dubois, texto de Zeca Baleiro;
- O Colecionador de Crepúsculos, baseado nas obras de Luis da Câmara Cascudo;
- Marina, a Sereiazinha, inspirado no clássico também de Hans Andersen.
São peças inocentes e leves que fazem com que as crianças se sintam a vontade em ir ao teatro, se todos os meses tivéssemos ao menos uma peça por cidade o conhecimento iria aumentar.
 
Artigos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.