Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Saga e kanon Cavaleiros Gêmeos

A história de Saga e kanon, os cavaleiros gêmeos da saga de Seiya e seus amigos em "Os Cavaleiros do Zodíaco".



História

Saga de Gêmeos é um dos personagens principais na série Os Cavaleiros do Zodíaco, criada por Masami Kurumada. É o grande antagonista da Saga do Santuário e um dos "vilões" do Episódio G. É o Cavaleiro de Ouro da Armadura de Gêmeos e é caracterizado por sua personaliade ter dois lados, um bom e um mau. É talvez o mais poderoso dos Cavaleiros de Ouro do Santuário.

Kanon é, junto com Saga, um dos grandes vilões de Saint Seiya (pelo menos até aparecer a Saga de Hades). Assim como o irmão mais velho, Kanon aparece envolto numa aura de mistério. Ele é o Dragão dos Mares, o marina que parece comandar os outros, transmitindo as ordens de Poseidon. Seu rosto aparece totalmente coberto por um elmo, de modo que sua face permanece oculta até o fim da saga. Somente quando Ikki aparece é que vemos o rosto dele, que para surpresa de todos é idêntico ao de Saga. Kanon logo esclarece que ele é o irmão gêmeo (e mais novo) de Saga. Ele também fica bastante ofendido quando Ikki o confunde com o irmão, e não é pra menos. Kanon sofreu muito nas mãos do irmão, a tal ponto que podemos notar que ele tem uma obsessão em superar Saga. E qual a origem desse ódio? A história começa há cerca de 13 anos atrás, quando Kanon e Saga (já cavaleiro de Gêmeos) viviam no Santuário.
Kanon, ao contrário de Saga, que tinha uma personalidade boa e outra má, era totalmente voltado para o mal. Segundo suas próprias palavras, ele sempre admirou o Mal. Ele tentou convencer o irmão a matar Atena e "o idiota do Grande Mestre", para que ele pudessem dominar o mundo. Saga ficou extremamente irritado ao ouvir isso, e acabou prendendo Kanon na prisão que havia no Cabo Sounion, perto do Santuário. Ali era o local onde Atena prendia seus inimigos, nos tempos mitológicos.


cabo sonion


Mas essa parte tem alguns pontos estranhos. Quando Saga e Kanon discutem, Saga diz: "Nós somos os cavaleiros do zodíaco, e temos que proteger Atena! Como cavaleiro, você devia se preparar pra lutar no meu lugar, caso alguma coisa aconteça." Essa passagem dá a entender que o Saga considerava Kanon como um cavaleiro, muito provavelmente como o cavaleiro de Gêmeos. Isso na minha opinião não quer dizer que Kanon fosse realmente um cavaleiro na época, afinal só pode haver um cavaleiro de Gêmeos por vez. Parece que Saga queria que Kanon o subtituisse, sem que ninguem soubesse, caso ele morresse. Isso parece ser confirmado por Kanon que diz: "Por sorte, ninguém no Santuário sabe que somos gêmeos.", o que é outra afirmação estranha.

A partir daqui, os irmão se separam e seguem historias diferentes, vou resaltar os pontos mais importantes de cada um.

***SAGA***

Diferentemente da versão mangá (original), a versão anime, realizada pela Toei Animation, é mais complexa e confusa: treze anos antes do início da série, o irmão gêmeo de Saga, Kanon, tentava convencê-lo de que ambos deveriam dominar o Santuário da Grécia. Como resultado, Saga o prende no Cabo Sunion, de onde somente um deus poderia libertá-lo. Todavia, as palavras do irmão sem-caráter fizeram com que o lado maligno de Saga aflorasse. Completamente inconsciente de seus atos, o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos matou o Cavaleiro de Prata Ares de Altar (Arles de Altar, no original japonês), irmão do Grande Mestre Shion, em quem este depositava sua total confiança. Aproveitando que Ares usava um elmo vermelho e uma máscara (assim como seu irmão, que usava um elmo dourado), o Cavaleiro de Gêmeos tomou sua identidade sem levantar qualquer suspeita. Tendo acesso a todos lugares do Santuário, Saga tentou matar o bebê que era a reencarnação de Athena. Porém seu plano foi frustrado por Aiolos de Sagitário, que salvou o bebê e ainda descobriu a verdade por detrás de suas intenções cruéis. Por conta disso, Saga espalhou pelo Santuário a mentira de que Aiolos era um traidor e havia tentado matar Athena. Conclusão: Aiolos foi fatalmente atacado por Shura de Capricórnio, morrendo imediatamente após confiar a tutela de Athena ao milionário japonês Mitsumasa Kido, que estava por ali a passeio fotografando as ruínas gregas. Treze anos depois, após descobrir que Athena estava viva e com a Armadura de Ouro de Sagitário, Saga, após mandar o Cavaleiro de Bronze Ikki de Fênix e os Cavaleiros Negros acabarem com os Cavaleiros de Bronze, que haviam se aliado a Athena, finalmente mata Shion, mentindo a todos que ele teve uma morte natural, devido à sua elevadíssima idade. E finalmente, apos treze anos disfarçado como Ares de Altar, Saga torna-se o novo mestre do Santuário. Assim, como no mangá, Saga no anime também era candidato a ser o novo Mestre do Santuário.

No mangá, os cabelos de Saga mudavam de cor juntamente com sua personalidade: quando bom, eram louros; quando mau, eram roxos. Já no animê, os cabelos de Saga quando bom são azuis, que mudavam para prateados quando em sua personalidade má.Suas íris quando bom são verdes e quando mau são azuis com esclereoticas vermelhas.
Durante o período em que Saga se disfarçou de Grande Mestre do Santuário, Massami Kurumada sempre desenhou seu rosto sombreado pelo elmo. No animê, as intenções do autor em esconder o rosto do cavaleiro foram mantidas, porém acrescentando-lhe uma máscara, parecida com as usadas pelas amazonas Marin de Águia e Shina de Cobra, para enfatizar o enigma por trás da verdadeira identidade do Grande Mestre. No Episódio G, foi concedida uma habilidade importante a essa máscara: ocultar o cosmo maligno de Saga. Talvez isso explique o porquê de nunca os Cavaleiros de Ouro terem descoberto sua verdadeira identidade.


Quando Seiya e seus companheiros se tornam Cavaleiros, Saga começa um plano de extermínio dos Cavaleiros de Bronze, mas vê que pouco a pouco seus enviados vão sendo derrotados.
Os Cavaleiros de Bronze vão ao Santuário, já imaginando que o cavaleiro responsável pelos acontecimentos é Gêmeos, que eles não conheciam. Saga consegue atingir o coração de Athena por meio de uma flecha dourada disparada por um de seus comandados, o Cavaleiro de Prata Tremy de Sagita. Então começa a Batalha das 12 Casas, onde os 5 Cavaleiros de Bronze conseguem derrotar seus oponentes, quase sempre realizando milagres.

Luta contra Shun de Andrômeda
Em certa parte da batalha, quando os Cavaleiros de Bronze chegam à casa de Gêmeos, Saga faz uma ilusão na casa, fazendo que ela perecesse ser um verdadeiro labirinto e com o Cavaleiro de Gêmeos, que atráves dele, Saga manda seus golpes fazendo até mesmo Hyoga de Cisne parar em outra dimensão. Mas ele volta na casa de Libra quando Shun de Andrômeda destrói as ilusões da casa de Gêmeos.


Luta contra Seiya de Pégaso e Ikki de Fênix
Quando Seiya de Pégaso chega no salão do Grande Mestre, por um momento Saga estava com a face boa e então explica a Seiya como salvar Athena. Mas logo sua face má volta e massacra Pégaso, até mesmo tirando seus cinco sentidos. Mas com a ajuda de Ikki de Fênix, Seiya consegue chegar até o templo de Athena e mirar seu escudo nela, salvando-a.
Revoltado por seus planos serem fracassados, Saga massacra Seiya novamente e Ikki logo depois, apesar de ambos estarem com o sétimo sentido desperto. Quando Athena sobe as doze casas, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne e Shun de Andrômeda, ressuscitados pela bondosa deusa, confrontam Saga sem a intervenção dos Cavaleiros de Ouro sobreviventes. Mas novamente, apesar de eles terem despertado o sétimo sentido, Saga os derrota, mostrando seu incrível poder. Assim, os Cavaleiros de Bronze unem seus cosmos ao de Seiya, que dá um poderoso golpe que literalmente faz o vilão voar até a Lua. Ainda assim, Gêmeos sobrevive sem nenhuma rachadura em sua armadura e sem nenhum arranhão, assim ameaça aos Cavaleiros de Ouro presentes, que aparentam começar a temer os poderes dele. Porém como aconteceu com Máscara da Morte de Câncer, sua armadura o abandona ao descobrir toda sua maldade. Athena diz a Saga que o espírito diabólico que habitava nele estava saindo do seu corpo, após o golpe de Seiya. Indignado, Saga ataca Athena, mas nesse momento, o lado mau da constelação de Gêmeos, que o habitava, se extingüe, e assim Saga tira sua própria vida no báculo de Athena, redimindo-se de todos crimes que cometeu, pois se culpava por não ter controlado sua face maligna.
 
***KANON***

Abandonado na prisão, Kanon sofreu bastante. Mas ele não havia sido preso lá para morrer. Saga queria deixar o destino do irmão nas mãos dos deuses, dando a Kanon uma chance de sobreviver. E foi o que aconteceu. Quando a maré inundava a cela, por 10 dias, Kanon milagrosamente não morreu, pois toda vez era salvo por um cosmo divino (que mais tarde ele descobriria ser o de Atena). Esse sofrimento todo só fez Kanon aumentar sua raiva por Saga, Atena e todos os outros.
Até que um dia ele achou um tridente escondido na caverna. Reconhecendo o tridente como sendo o de Poseidon, ele arrancou-o de lá e foi parar no Templo Submarino. Depois da surpresa inicial, ele achou um vaso com o selo de Atena. Arrancando o selo, ele libertou o espírito de Poseidon. Kanon ficou bastante atordoado com tudo que viu e ouviu, mas ele não demorou muito a ver que podia se aproveitar daquele deus ingênuo para concretizar seus planos. Quando Poseidon pergunta quem ele é, Kanon fala o nome da primeira armadura que encontra, Dragão dos Mares. Depois que Poseidon volta a seu longo sono, Kanon começa a rir consigo mesmo, da sorte que os deuses lhe deram, que possibilitaria a ele conquistar o mundo.
Diferentemente de Saga, ele não tem conflitos de personalidades. É totalmente maligno. Durante 13 anos enganou os marinas e um deus sem que ninguém desconfiasse. Kanon é o mais maquiavélico de todos os personagens, nem Saga, nem Alberich, nem ninguém mais se compara a ele nesse aspecto. Não é por acaso que, quando foram lançados as cartas de Tarot de Saint Seiya, coube a Kanon a carta XV, O Demônio, que representa o fascínio pelo Mal, pelo oculto, e também a inteligência. Não há melhor maneira de descrever Kanon.

O que Kanon ficou fazendo entre essa ocasião e sua aparição na Saga de Poseidon é um mistério. Os marinas só "despertaram" no dia do 16º aniversário de Julian Solo, então Kanon ficou sozinho no Templo Submarino durante todos aqueles anos. Provavelmente, ele passou boa parte do tempo aprimorando suas habilidades, aprendendo a dominar o cosmo e criando técnicas como o Triângulo Dourado.
Kanon deve ter aproveitado a batalha das 12 casas e a confusão no Santuário para começar a por em prática seus planos. Assim, começa a batalha de Poseidon. É nessa saga que Kanon trava uma grande luta com Ikki, que aplica seu golpe fantasma, fazendo o Dragão dos Mares se lembrar de todo o passado. Mas nesse meio tempo os outros cavaleiros de Atena já haviam derrotado os marinas e estavam lutando contra Poseidon, despertando totalmente o deus, o que leva todos os planos de Kanon por água abaixo. Furioso, Kanon vai descontar em Ikki, espancando-o até que, quando ia matá-lo, surge Sorento, que ouvira toda a história de Kanon. Decidio a se vingar, o mais leal dos marinas começa a tocar uma de suas melodias, mas é interrompido por Ikki, que quer saber onde Kanon deixou o vaso onde Poseidon estivera preso. Nessa ocasião Ikki diz que o cosmo que salvara Kanon no Cabo Sounion era o de Atena. Kanon não acredita a principio. Ele diz que o vaso de Poseidon está no Pilar Central, junto com Atena. Ikki e Sorento saem, declarando que Kanon não era um inimigo digno. Assim, sozinho lá, vendo os pilares destruidos e sentindo a chuva que anunciava o fim do reino submarino, Kanon vê todo seu trabalho cair por terra, enquanto pensa na revelação de Ikki. É nesse momento que ocorre o arrependimento de Kanon.
Quando Atena ia ser atingida pelo tridente de Poseidon é Kanon que aparece e salva-a, sendo ferido pelo tridente. Depois, o Reino submarino desaparece, assim como Kanon. Mas esse não foi seu fim.

***KANON E SAGA***

Em Hades kanon ele aparece como o misterioso cavaleiro de Gêmeos que enfrenta o espectro Saga.
Nesse reencontro com seu irmão, Kanon mostra ser um homem totalmente arrependido (mas nem por isso menos malandro, usando o truque de manipular a armadura a distãncia). Kanon estava disposto a matar seu irmão, por acreditar que Saga estava do lado do mal. A prova de seu arrependimento é feita por Miro, que acerta suas agulhas em Kanon, que resiste corajosamente.
Depois que todos vão para o Castelo de Hades, Kanon aparece ao lado de Dohko, dessa vez vestindo a armadura de Gêmeos. Assim, podemos concluir que, estando Saga morto, Atena reconhecera Kanon como o novo cavaleiro de Gêmeos (e não como um substituto ou algo do tipo).

anon só volta a aparecer já no Hades, fazendo uma aparição em grande estilo, já humilhando Lune de Balron, com sua ironia típica. Depois ele se vê cara a cara com o Kyoto Radamanthys, que como de costume subestima o adversário e acaba se dando mal. Depois de usar alguns golpes mentais, Kanon estava prestes a aplicar o Gen Roo Ma Oo Ken (aparentemente o mesmo Satã Imperial de Saga) em Radamanthys, quando os espectros deste chegam e interrompem (ou melhor, adiam) a luta. Kanon segue rapidamente em frente, literalmente destruindo os espectros que se encontram em seu caminho, até que se depara novamente com Radamanthys, junto aos outros dois Kyotos. Mas o duelo é mesmo entre Radamanthys e Kanon. Depois de uma luta equilibrada, Kanon pressente o chamado das armaduras de ouro, compreendendo que o espírito de Saga precisa da armadura. Assim, dando uma de Shiryu, ele tira a armadura e manda-a para seu irmão (o que mostra que eles se reconciliaram, mesmo sem ser falando um com o outro) e enfrenta Radamanthys. Ferido pela Máxima Precaução, ele não se mostra nem um pouco decepcionado.

"Vencer? Quem falou em vencer? Você vai ser apenas meu companheiro de viagem, só isso. Eu cumpri minha missão. Os 12 cavaleiros de ouro estão reunidos em Giudecca. Eu Kanon, me redimi de meus pecados. Não tenho nada a lamentar." E assim, Kanon e Radamanthys são atingidos e pulverizados pela Explosão Galáctica. Quando Kanon surge no Hades, Seiya e Shun dizem que estão contentes em tê-lo como aliado. Mas Kanon replica, dizendo que não era aliado deles. É que tanto quanto (ou mais do que) derrotar Hades, Kanon estava ali para se redimir de seus pecados. Assim, quando ele morre na luta contra Radamanthys, está totalmente satisfeito, por ter cumprido sua missão, mesmo Hades ainda não estando derrotado. E esse foi o fim de Kanon de Gêmeos (pelo menos até agora).

***CURIOSIDADES***

Em primiero momento, quando são apresentados jundos no final da saga de Poseidon oa irmãos Saga e Kanon são identicos. Onde só é possivel diferencia-los pela armadura.
nota-se porem q a um reflexo de sol, impedindo uma compração quanto a cor dos cabelos dos mesmos.

Saga, quando aparece na saga das 12 casas, sem estar "maligno", mostra os cabelo em um tom azul-marinho


ja kanon em sua primeira aparição na saga de Hades, mostra uma tonalidade de cabelo levemente esverdeado em relação ao saga(creditos pro Eric me ajudou com os tons, ja que sou dautonico).A principio acreditei que isto seria uma releitura da cor dos cabelos dos cavaleiros de gemeos, ja q algumas coisas mudaram na saga de Hades. porem quando saga espectro aparece, ele tem o mesma tonalidade azul que apresentava nas 12 casasTalvez tambem paras nos ajudar a diferencia-los na saga de Hades kanon tem sempre seu cabelo jogado pra esquerda e Saga o cabelo jogado pra direita.
essas difenças só foram notadas por mim ao observar os bonecos da serie cloth myth da bandai dos mesmos.

Porem, ouve uma diferença de gereçoes entre os lançamentos dos bonecos,sendo saga de 2ª gereção e kanon de 3ª gereção, causando uma diferença de qualidade entre a aparencia dos bonecos.





Afim de corrigir este problema, e tambem afim de ganahr amis dinheiro, a bandai lançou o apendix (busto prar atualização) saga e kanon de gememos, que contem uma 2 cabelos, na tonalidade do saga e outro na tonalidade de kanon, permindo que o colecionador possa ter um saga realmente gemeo do kanon, permitindo te kanon vestindo a armadura de gemeos, e tambem permitindo que se tenha uma cabeça extra pra montra no boneco de dragão marinho, evitando usar a cabeça com olhos sombreados q vem no boneco. No entando, a Bandai deixou de lado o esquema do sentido dos cabelos, oq tirou um pouco a graça quando se monta irmão lado a lado. pois eles ficam iguais apenas mudando o ton dos cabelos




Recentemente foi lançado a verção espectro de saga em Cloth Myth, e pra supresad de todos, saga aparece novamente com os cabelos invertidos em relação a Kanon. essa bandai viu.


não duvido nada se bandai lançar outro busto do saga agora corrigindo o sentido do cabelo.

obrigado por ler ^^ quem curtiu dexa um coment.
Feliz Ano Novo

2 comentários:

  1. Realmente a saga dos zodiacos é explendido. Poderiam lançar os cavaleiros em versão filme humano. Versão 3D..

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!Saga e Kanon sempre foram meus cavaleiros preferidos.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.