Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

Criando instrumentos musicais


Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1) Conhecer os diferentes tipos de instrumentos musicais.
2) Perceber as diferenças entre os instrumentos de sopro, de corda e de percussão.
3) Incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais.

Comentários

O ser humano sempre criou maneiras de produzir sons, utilizando o próprio corpo (batendo palmas ou os pés no chão em certa cadência, por exemplo) ou produzindo instrumentos rudimentares, feitos com ossos de animais, conchas, sementes e outros materiais.

Material

  • O texto Música - origem pode ser utilizado como ponto de partida.
  • Imagens de instrumentos musicais variados.
  • Sucata: garrafas pet, latas de vários tamanhos, mangueiras, funis, tubos e caixas de papelão, chinelos velhos, elásticos de vários tamanhos (é interessante que os alunos tragam de casa).
  • Para detalhes e acabamento: sementes, grãos, pedras, fita adesiva, cola, tinta.

  • Estratégia

    1) Análise e interpretação do texto.
    2) Estudo das imagens de diferentes instrumentos musicais (se houver instrumentos na escola, ou se algum aluno tiver em casa, é interessante vê-los de perto e conhecer o som que produzem).
    3) Os alunos devem escolher que tipos de instrumento querem fazer (devem ser construídos instrumentos variados).

    Atividade

    As propostas apresentadas abaixo são conhecidas. A partir delas, o professor deve incentivar a criatividade dos alunos. Com a estrutura montada e o instrumento pronto, todos devem pintar e decorar seus trabalhos, tomando o cuidado de que os detalhes não interfiram na qualidade do som a ser obtido.

    Exemplo de instrumento de sopro:
    Com a junção de uma mangueira e um funil pode-se obter um instrumento semelhante a um clarim. Experimente diferentes tamanhos da mangueira.

    Exemplo de instrumento de corda:
    Tensione um elástico sobre um pedaço de madeira, prendendo-o nas pontas, mas sem que ele fique encostado na madeira. Teste com mais elásticos, de espessuras diferentes.

    Exemplos de instrumentos de percussão:
    São os mais comuns: sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem maracás. Outra sugestão são tubos de papelão de tamanhos diferentes, colocados lado a lado na vertical, sobre uma base - podem ser percutidos com a sola de chinelos de borracha.

    Sugestões de livros

  • A música dos instrumentos - das flautas de osso da pré-história às guitarras elétricas. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
  • Sturrock, Susan. Dicionário visual de música. São Paulo: Global, 2000.
  • *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo comentário.