Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Conhecer os diferentes tipos de instrumentos musicais.
2) Perceber as diferenças entre os instrumentos de sopro, de corda e de percussão.
3) Incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais.
2) Perceber as diferenças entre os instrumentos de sopro, de corda e de percussão.
3) Incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais.
Comentários
O ser humano sempre criou maneiras de produzir sons, utilizando o
próprio corpo (batendo palmas ou os pés no chão em certa cadência, por
exemplo) ou produzindo instrumentos rudimentares, feitos com ossos de
animais, conchas, sementes e outros materiais.
Material
Estratégia
1) Análise e interpretação do texto.
2) Estudo das imagens de diferentes instrumentos musicais (se houver instrumentos na escola, ou se algum aluno tiver em casa, é interessante vê-los de perto e conhecer o som que produzem).
3) Os alunos devem escolher que tipos de instrumento querem fazer (devem ser construídos instrumentos variados).
2) Estudo das imagens de diferentes instrumentos musicais (se houver instrumentos na escola, ou se algum aluno tiver em casa, é interessante vê-los de perto e conhecer o som que produzem).
3) Os alunos devem escolher que tipos de instrumento querem fazer (devem ser construídos instrumentos variados).
Atividade
As
propostas apresentadas abaixo são conhecidas. A partir delas, o
professor deve incentivar a criatividade dos alunos. Com a estrutura
montada e o instrumento pronto, todos devem pintar e decorar seus
trabalhos, tomando o cuidado de que os detalhes não interfiram na
qualidade do som a ser obtido.
Exemplo de instrumento de sopro:
Com a junção de uma mangueira e um funil pode-se obter um instrumento semelhante a um clarim. Experimente diferentes tamanhos da mangueira.
Exemplo de instrumento de corda:
Tensione um elástico sobre um pedaço de madeira, prendendo-o nas pontas, mas sem que ele fique encostado na madeira. Teste com mais elásticos, de espessuras diferentes.
Exemplos de instrumentos de percussão:
São os mais comuns: sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem maracás. Outra sugestão são tubos de papelão de tamanhos diferentes, colocados lado a lado na vertical, sobre uma base - podem ser percutidos com a sola de chinelos de borracha.
Com a junção de uma mangueira e um funil pode-se obter um instrumento semelhante a um clarim. Experimente diferentes tamanhos da mangueira.
Tensione um elástico sobre um pedaço de madeira, prendendo-o nas pontas, mas sem que ele fique encostado na madeira. Teste com mais elásticos, de espessuras diferentes.
São os mais comuns: sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem maracás. Outra sugestão são tubos de papelão de tamanhos diferentes, colocados lado a lado na vertical, sobre uma base - podem ser percutidos com a sola de chinelos de borracha.
Sugestões de livros
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.