domingo, 12 de fevereiro de 2012

Planos de Aula: Desenho e Pintura


 


 
 Título
 Mãos em negativo
Tema
Arte rupestre na Pré-História

 Público-alvo
 Alunos de 1a . a 4a . séries

 Tempo previsto
 Duas aulas

 Introdução
A mão humana representa um dos 

diferenciais fundamentais em relação aos outros animais. Com a mão escrevemos,    assinamos nosso nome.
As mãos da figura acima marcam uma presença: é como se os homens da Pré-História tivessem assinado, assinalado que estiveram ali.

Para introduzir a arte pré-histórica, vamos levar os alunos a assinarem seus nomes-mãos em um mural, reproduzindo o processo de mãos em negativo utilizado pelos homens do Paleolítico.

Objetivos
 Ao final da atividade, espera-se que os 

 alunos sejam capazes de:

1) familiarizar-se com a técnica de pintura com moldes.

2) reconhecer as cores primárias.

3) experimentar e pesquisar técnicas com giz de cera ou guache.

 Recursos didáticos
 Giz de cera ou guache

Pincéis (guache)

Papel pardo ou papel fantasia

Cartolina

Tesouras

Lápis
Fita crepe


Sala de aula: organização
Se a escola não tiver uma sala 

apropriada, a atividade poderá ser feita no chão ou se juntando algumas carteiras para se formar uma mesa maior.


 Estratégia


Primeira aula: faça uma breve introdução da Pré-História. Mostre figuras do Paleolítico. Fale sobre a caça, os instrumentos de pedra lascada e apresente figuras rupestres, introduzindo a arte pré-histórica. Dependendo da série, pode ser feita uma cruzadinha com a palavra Pré-História ou a brincadeira da forca com a mesma palavra (a professora chama um aluno na lousa, dá-lhe a palavra escrita e ele comanda o processo).

Segunda aula: Em dupla, usando a cartolina, cada aluno faz o molde da mão do colega, com o lápis, e recortam as figuras das mãos.

Cole pedaços de fita crepe, dobrados, nos moldes para prendê-los no papel pardo, formando uma composição com os moldes das  mãos.

Colorir com giz de cera (ver Dicas) por cima dos moldes.

Retirar os moldes. Aparecem só os contornos das mãos.

Expor os murais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.