Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

A Época Futurista

Tal como dissemos no post anterior o futurismo iniciou-se oficialmente em 1909.
O clima que se viva nesta época era de tenção, principalmente na Rússia, onde a vida da população estava numa situação difícil.
O Futurismo, sendo um movimento artístico que transmite força, movimento, agressividade e extravagância, relacionou-se bem com este clima de guerra vivido em toda a Europa.

Caracteristicas do Futurismo

O Futurismo tem como principais características:

-A Dinamicidade
-Aspectos mecânicos
-O Uso de elementos geométricos
-Esquemas sucessivos de representação do objecto pictórico, como exposição fotográfica múltipla
E movimentos animados pela fragmentação das figuras representadas, conforme o modernismo (no final da fase fica próximo ao Cubismo).

O Futurismo

O futurismo, é um movimento artístico e literário, iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944), no jornal francês Le Figaro.
Este movimento rejeita o moralismo e o passado. Defende a destruição de museus e cidades antigas. É um movimento agressivo e extravagante.
Após a Primeira Guerra, este movimento teve uma decadência, influenciando o seu espírito no Dadaísmo.
O Futurismo, pretende transmitir nas suas obras, o ritmo e o espírito prático da sociedade. Para isto, os artistas, recorriam assim á repetição dos traços das figuras. Se quisessem mostrar vários acontecimentos ao mesmo tempo, adaptavam técnicas de Cubismo.
Existem vários artistas deste movimento, tais como Umberto Boccioni (1882-1916), um pintor e escultor desta época, muito marcante neste movimento artístico.
Na escultura, os futuristas fazem trabalhos experimentais com vidro e papel, demonstrando o movimento e a força.
As principais manifestações ocorrem na poesia italiana. Sempre a serviço de causas políticas, a primeira antologia sai em 1912. O texto é marcado pela destruição da sintaxe, dos conectivos e da pontuação, substituída por símbolos matemáticos e musicais. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para expressar velocidade.
O Futurismo influenciou também algumas sociedades da época.
Temos como exemplo a sociedade russa. Na Rússia, o futurismo tem papel importante na preparação da Revolução Russa (1917) e caracteriza as pinturas de Lariónov (1881-1964) e Gontcharova (1881-1962).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.