diferenciais fundamentais
em relação aos outros animais. Com a mão escrevemos,
assinamos nosso nome.
As
mãos da figura acima marcam uma presença: é como se os homens da
Pré-História tivessem assinado, assinalado que estiveram ali.
|
Para
introduzir a arte pré-histórica, vamos levar os alunos a assinarem seus
nomes-mãos em um mural, reproduzindo o processo de mãos em negativo
utilizado pelos homens do Paleolítico.
|
Objetivos
|
Ao
final da atividade, espera-se que os
|
1)
familiarizar-se com a técnica de pintura com moldes.
|
2)
reconhecer as cores primárias.
|
3)
experimentar e pesquisar técnicas com giz de cera ou guache.
|
Recursos didáticos
|
Giz
de cera ou guache
|
Papel
pardo ou papel fantasia
|
Sala de aula: organização
|
Se a
escola não tiver uma sala
|
apropriada,
a atividade poderá ser feita no chão ou se juntando algumas carteiras para
se formar uma mesa maior.
|
Primeira
aula: faça
uma breve introdução da Pré-História. Mostre figuras do Paleolítico. Fale
sobre a caça, os instrumentos de pedra lascada e apresente figuras
rupestres, introduzindo a arte pré-histórica. Dependendo da série, pode ser
feita uma cruzadinha com a palavra Pré-História ou a brincadeira da
forca com a mesma palavra (a professora chama um aluno na lousa, dá-lhe a
palavra escrita e ele comanda o processo).
|
Segunda aula: Em dupla, usando a cartolina,
cada aluno faz o molde da mão do colega, com o lápis, e recortam as figuras
das mãos.
|
Cole
pedaços de fita crepe, dobrados, nos moldes para prendê-los no papel pardo,
formando uma composição com os moldes das mãos.
|
Colorir
com giz de cera (ver Dicas) por cima dos moldes.
|
Retirar
os moldes. Aparecem só os contornos das mãos.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.