Boas. Ultimamente tenho visto vários users com este mesmo problema, e isso levou-me à criação deste tutorial, que explica como se podem modificar permissões de uma pasta.

Para que servem as permissões?

As permissões servem basicamente para aumentar a segurança dos ficheiros. Digamos que há uma máquina com dois utilizadores: o utilizador A e o utilizador B. Ora o utilizador A é o Administrador do sistema, e o utilizador B é apenas um utilizador.

O utilizador A consegue aceder a tudo o que tem no computador: pastas e ficheiros pessoais, inclusive aos ficheiros do utilizador B. Este último consegue livremente mexer nos seus ficheiros, mas ao tentar ver os ficheiros do utilizador A, não consegue, porque não tem permissões para tal.

Qual a utilidade de modificar permissões de pastas?

Para, por exemplo, aceder às pastas pessoais de outra instalação do Windows. No meu caso, se avariar o disco do meu computador, eu pego nele, ponho-o uma caixa externa e ligo-o a outro computador. Mas como tenho password nesse disco avariado, tenho de modificar as permissões das pastas.

É claro que a modificação destas propriedades é um pau de dois bicos: tanto pode ser usada para fazer backups de outros discos, como para espiar os ficheiros do utilizador vizinho.

Passando à acção, como modificar essas permissões?

1-Abrir as Propriedades da pasta que se quer modificar permissões;


2-Separador “Segurança” (ver nota 1);


3-Clicar em “Editar”;
4-Agora aparecem todos os utilizadores que têm permissões definidas para esta pasta. Clicar no botão “Adicionar”;
5-Introduzir o nome da conta que está a ser utilizada, e depois clicar em “Verificar nomes”, para se ter a certeza que o nome está correcto. Se abrir outra janela além desta, fecha-a e tenta de novo. Se aparecer o nome do teu grupo de trabalho, seguido do nome de utilizador, Carrega em “OK”;


6-Agora aparece na lista o teu utilizador. Selecciona-o, e repara que na lista de baixo aparecem as opções “Controlo total”, “Modificar”, “Ler e executar”, “Listar os conteúdos das pastas”, e “Ler”.


Agora é fácil, é só seleccionares os quadrados que mais te convêm: se quiseres aceder à pasta e conseguir fazer tudo, selecciona “Controlo total”; se quiseres apenas conseguir ler o que está lá dentro, então selecciona as três últimas opções. No meu caso, como quis ter permissões administrativas sobre esta pasta, seleccionei "Controlo total".

Este método também funciona se se quiser bloquear o acesso de uma pasta a um determinado utilizador. Basta seguir os passos em cima, mas em vez de se carregar em "Controlo total" na coluna “Permitir”, faz-se o mesmo mas na coluna “Negar”.

Nota 1:
O separador “Segurança” não funciona no Windows XP Home Edition. Se tiveres o Professional, então segue estes passos para o activares:
1-Abre o Painel de Controlo;
2-“Opções de Pastas”;
3-Separador “Ver”;
4-Desselecciona o visto na última opção da lista, “Utilizar o Assistente de Partilha”;
5-Faz OK, e está feito, já aparece o separador “Segurança”.

No Vista só não sei se na versão Home Basic vem activado.
Método adicional, em caso de o primeiro não funcionar:

Por vezes, mesmo modificando as permissões pelo método anterior, as coisas não funcionam, e é necessário mudar a auditoria do utilizador da máquina, para aceder a essas pastas. Eis como:

1-Abre as propriedades da pasta, separador “Segurança”;
2-Carrega em “Avançadas”;
3-Separador “Proprietário”;
4-Carrega em “Editar”;
5-Em “Mudar proprietário para”, selecciona na lista o nome do teu utilizador, e faz “OK”.


E pronto, temos permissões totais para aceder à pasta.

ATENÇÃO!! Se vos aparecer em alguma pasta uma conta chamada “System”, não lhe mexam! Esta é muito importante e é a que acede aos ficheiros internamente. Se lhe negarem o acesso, pode haver conflitos, pois o sistema quer aceder às pastas e não consegue.