quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nascimento de Vénus, Botticelli

venus

A pintura em análise é intitulada O nascimento de Vénus, realizada por Botticelli em 1482, século XV, época do Renascimento. Com as dimensões de 172,5 x 278,5 cm encontra-se actualmente na Galeria Uffizi em Florença, Itália. Feita em têmpera sobre tela e inspirada na mitologia grega, representa o que o próprio nome indica, O nascimento de Vénus.
A deusa é representada nua sobre uma concha que surge da espuma do mar e representa o humanismo, a harmonia, a beleza ideal. É empurrada na direcção da praia pelo sopro de Zéfiro, o deus do vento representado à esquerda envolto no braço da Ninfa Clóris. Do lado oposto encontra-se ainda Flora, que procura envolver a deusa com um manto.
A imagem é dotada de uma enorme naturalidade e serenidade. A luminosidade da paisagem representa características renascentistas de derivação clássica (visto que se nota uma influência da escultura grega na definição do perfil da deusa), associadas à temática mitológica da pintura. Ao recorrer a cores de tom intermédio e escolhendo uma luz fria e neutralizante, Botticelli recusou a imitação directa e naturalista do mundo real, criando, um espaço e um conjunto de figuras idealizados.
Cores:  Vou começar por me focar em Vénus, a sua pele é da cor do marfim, branca com uns tons rosas. Os seus cabelos com um leve tom de dourado é comprido e ondulado. No seu rosto vê-se serenidade e harmonia.
Podemos ver Vénus numa posição de delicadeza, mas ao mesmo tempo sedutora.
Do lado direito podemos ver Hora, pronta para cobrir a nudez de Vénus. Podemos ver os vestido tal como o manto cobertos com florezinhas, fazendo lembrara primavera, uma estação onde as flores florescem , tal como a sensualidade.
Do lado esquerdo podemos ver Zéfiro, deus do vento ocidente, abraçado à sua esposa Clóris. Zéfiro apenas com um mando azul, como o céu, tapado apenas as suas partes intimas, preso ao pescoço como se fosse uma capa e agarrado ao seu braço direito, rodeados de rosas cor-de-rosa, o Deus do vento sopra para Vénus todas essas rosas, significando amor e delicadeza.
Por fim, o quadro num todo. Podemos ver umas cores claras, dando a ideia de harmonia, no último plano podemos ver uma pequena paisagem com arvores , mas sobretudo vemos o mar com vários tons de azuis e o céu um pouco mais escuro que o mar, mas também com alguns tons mais claros. O quadro em si dá-nos uma ideia de florescer, ou seja, de algo novo a nascer, a concha relembra quando uma pérola saí da concha, sendo Vénus a pérola.

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