quinta-feira, 14 de julho de 2011

Evidência com Maristela Brunini


                                                    Maristela Brunini




Data: 02/06/2007 Cidade: Jaboticabal







Evidência desta semana traz a professora de português e inglês, Maristela Aparecida Brunini. Nascida em Jaboticabal, no dia 07 de julho, divorciada há 11 anos, tem três filhos, Guilherme, 22 anos e as gêmeas, Priscila e Gisele, 17 anos.

Divide sua vida pessoal com a profissão que tem no coração e é extremamente transparente quando a conversa se refere aos inúmeros alunos, além do carinho por cada um deles.

Maristela abriu sua vida e até contou seus segredinhos e desejos para Evidência. Confira.

Evidência - Como podemos resumir sua vida em poucas palavras, Maristela?

Maristela - Sempre adorei a leitura, e minha vida resume nas brincadeiras de criança nos jardins entre flores e correndo atrás das borboletas. Muito verde em minha vida, natureza e entre pessoas que interpretavam e declamavam poesias, como o Professor Waldemar Martins, Bosco Martins e Gislene Maria de Castro Martins.

Evidência - Você é conhecida como uma profissional de sucesso, conte como é isso?

Maristela - Acredito que devo esse "sucesso", primeiramente a DEUS, depois "a arte de ouvir e de dialogar", pois, são duas das mais nobres funções da inteligência. Elas são cultivadas no terreno da "confiabilidade, da empatia e da liberdade". As duas artes se complementam. Uma depende da outra. Quem não aprender a ouvir nunca saberá dialogar. Quem não aprender a falar de si mesmo, nunca será um bom ouvinte.

Evidência - Porque escolheu ser professora?

Maristela - Realmente escolhi essa profissão por amor, dom de DEUS! Sempre desejei ajudar o ser humano e como "Professora", percebi que seria útil à humanidade e à sociedade.

Evidência - O que é ser professora nos dias de hoje?

Maristela - "Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias. "Nasci em 1960, posso dizer que ser "Professor" nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Não temos uma boa qualidade de vida. Acontece que têm valor o mercado de petróleo, de carros, de computadores, e deixam a desejar o mercado da inteligência. Não apenas os salários e a dignidade dos professores precisam ser resgatados, mas também a nossa saúde.

Evidência - Conte um pouco da trajetória de sua vida.

Maristela - Estudei na antiga escola centenária, "Coronel Vaz", lá fui alfabetizada pela inesquecível Professora dona Aurora, Senhora de uma ternura e sabedoria sem igual. Fiz meus estudos da escola fundamental e ensino médio, no atual "Estadão", EE Aurélio Arrobas Martins e terminei minha graduação e pós na Faculdade São Luís, na qual fiz Letras – Português / Inglês, supervisão e administração escolar e finalmente especializei-me em Literatura luso-brasileira. Em 1981 casei-me e fui morar em São Paulo, fiquei 12 anos na Capital e seis anos na cidade de Americana. Sempre atuando como Professora. Em 1999, divorciei-me e volto para "Terra Natal" em busca da minha raiz, acompanhada com meus três filhos. E aqui estou, há 11 anos. Hoje leciono em Guariba, na EE José Pacifico e em Jaboticabal, na EE Prof. Antonio Pedroso. Realizei em 2003, uma exposição de poesias no Shopping Jaboticabal, conseguindo meu objetivo - mostrar à sociedade que alunos da escola pública, quando incentivados, produzem textos, poesias e que sabem ler e escrever.

Evidência - O que a faz ser essa mulher feliz?

Maristela - Pequenas coisas e pequenas atitudes me faz feliz!

Evidência - Quais são os momentos de tristeza e que te deixam “pra baixo”?

Maristela - Os momentos de tristeza e que me deixam pra baixo são as injustiças, violência, malicia que habitam no coração do ser humano.
Evidência - Como você supera os obstáculos?

Maristela - Primeiro a minha Fé em DEUS ajuda-me a superar os obstáculos. Acredito que "viver" com satisfação é um dos grandes desafios da vida. É melhor que o enfrentemos com "otimismo".

Evidência - Quem é Deus para você?

Maristela - DEUS para mim é o "SUPREMO", é tudo, é a minha razão de viver! Vejo DEUS através das pessoas. DEUS é o "BELO". DEUS é esse "Vazio" sem fim, gamela infinita, que pelo universo vai colhendo e ajuntando toda beleza que há, garantindo que nada se perderá, dizendo que tudo o que se amou e se perdeu haverá de voltar, se repetirá de novo.

Segundo o escritor Rubem Alves,"DEUS existe para tranqüilizar a saudade."

Evidência - Estar com os amigos é ........

Maristela - Sentir segurança, momento mágico, felicidade e é MARAVILHOSO!

Evidência - Onde você gostaria de chegar com sua profissão e carreira?

Maristela - Eu tenho um SONHO, ser SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SP. Segundo o escritor Augusto Cury, "nunca desista de seus sonhos". Lute sempre pelos seus sonhos.

Evidência - Se você não fosse educadora, o que seria?

Maristela - Realmente não consigo me ver realizando outra profissão. Amo o que faço! É um dom que DEUS me deu!

Evidência - As pessoas reconhecem e respeitam os professores como deveriam? Você é respeitada por eles?

Maristela - Realmente é difícil responder a essa pergunta, pois acredito que as pessoas até podem reconhecer, mas em relação ao respeito, fica vago, porque a humanidade está sem direção. Apesar das dificuldades, somos insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim por seres humanos. Eu faço me respeitar, tenho muito orgulho de apresentar-me e assinar como: "Professora Maristela Brunini"!

Evidência - O que você faria para as pessoas se interessarem mais pelos livros, estudos, literatura, entre outros?

Maristela - Você quer dizer o que faço? (risos). Porque nunca desisto... Eu procuro relacionar um acontecimento atual com um que aconteceu, por exemplo, em 1933. Quando você fala em "livros", recordo-me do escritor, JORGE AMADO. Em seu livro "Capitães da areia", deixa bem claro. O que acontece hoje, já acontecia em 1933, em Salvador...só mudam data, nomes, etc... eu costumo também iniciar um capítulo, conto um pouco da estória e depois faço um "suspense"...não conto o final, e como sou "Uma contadora de estória nata", (risos) ...não tem aluno, pessoa que procura a biblioteca em busca real do romance. Em resumo: "APRENDER É COMO COMER". A informação deve ser degustável e adentrar a pessoa assim como a comida. "O PROFESSOR É O COZINHEIRO, QUE VAI PREPARAR A INFORMAÇÃO DE FORMA QUE O ALUNO (PESSOA) POSSA CONSUMI-LA DURANTE A AULA, O MOMENTO DA REFEIÇÃO." Mas... fique esclarecido: "A DIGESTÃO DA INFORMAÇÃO NÃO DEPENDE DO COZINHEIRO, DA MÃE OU DO PROFESSOR. DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DO "ALUNO".

Evidência - Qual o melhor método para a educação hoje?

Maristela - "Um novo caminho". Os alunos não respeitam os educadores. Os educadores precisam atualizar seus métodos psicopedagógicos. As escolas precisam capacitar seus professores. Enfim, a EDUCAÇÃO está em crise! Mas é possível melhorá-la com a "TEORIA INTEGRAÇÃO RELACIONAL". "O PODER DE ENSINAR E O PRAZER DE APRENDER SÃO OS GRANDES BENEFÍCIOS DE ENSINAR APRENDENDO".

Evidência - Mande uma mensagem para todas as pessoas hoje.

Maristela - Sugiro a oração, o poema do escritor "CARLOS RODRIGES BRANDÀO". "SENHOR faz de mim um instrumento da tua música. Onde há silêncio que eu leve o si. Onde há dor que eu leve o dó. Onde há lágrima que eu leve o lá. E onde há trevas que eu leve o sol."









Autor: Poliana Taliberti
Fonte: Redação                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.