domingo, 20 de maio de 2012

IDADE MÉDIA

 

A Igreja Medieval

Não é de hoje que temos conhecimento acerca do grande poder que a Igreja Católica Apostólica Romana obteve durante toda a Idade Média. Extremamente rica e dominadora, a Igreja impôs sua influência à vida política, econômica e social do período e dominou completamente a cultura.

Uma das maiores proprietárias de terras da Europa, num período em que a maior riqueza do homem era a posse da terra, a Igreja possuía uma força política extraordinária, a ponto de superar os poderes de reis medievais, totalmente dependentes do clero no apoio aos seus governos.

A posse da terra era obtida através de um falso documento chamado de "Doação de Constantino", o qual trazia o imperador Constantino doando à Igreja as terras da Itália e de todo o Ocidente do império.

Podemos então afirmar que os poderes da Igreja durante a Idade Média eram dois:
      - Poder temporal: domínio sobre as coisas materiais, sendo considerado um poder político, dominador etc.
      - Poder espiritual: domínio religioso, sendo considerado o poder mais forte dentro da mentalidade medieval, baseada no teocentrismo.

Observa-se que a fé estava acima de qualquer coisa, acreditando o cristão que a Igreja salvaria a sua alma, sendo apenas necessário que ele reconhecesse os seus pecados, lutasse contra eles, evitasse-os e se submetesse aos sacramentos e às autoridades do clero.

Posteriormente veremos que vários atos imorais foram praticados pelo clero, que se aproveitava da enorme fé demonstrada pela sociedade medieval. Virão as vendas de indulgências, de relíquias etc.

A influência social da Igreja Católica era visível na divisão das ordens sociais ou estamentos e de suas respectivas funções, surgindo uma interessante frase de um clérigo, o qual dizia que:

 "Cada um tinha o dever de exercer a sua função, sendo a função do clero rezar, a do senhor guerrear e comandar e a do servo era trabalhar para seu senhor, pois assim havia sido predestinado por Deus".


Daí a caracterização da sociedade medieval em Estamental, ou seja, sem nenhuma forma de Mobilidade Social. Ir contra tal determinação era contestar a vontade de Deus, tornando-se portanto em um pecador sem salvação. Na verdade mostrava a enorme relação entre Igreja e a classe dominante do período, que tinham seus interesses defendidos através dos atos religiosos opressores das ordens mais pobres.

A intervenção religiosa estava presente na economia através da condenação do lucro e da usura, hoje denominada agiotagem, ou seja, o empréstimo de dinheiro a juros abusivos. Estabeleceram também o justo preço das mercadorias, evitando assim que os especuladores tapessem o povo.

A cultura e a educação medieval foram extremamente controladas pela Igreja Católica, sendo as escolas subordinadas aos mosteiros ou às catedrais, sendo o ensino ministrado por padres ou monges, que, manipulando a cultura, impunham o pensamento religioso.

Esse aspecto da manipulação da cultura por parte da Igreja Católica foi muito bem abordado no filme "O nome da rosa", com Sean Connery e Cristian Slater. Excelente filme para quem gosta de estudar esse período e entender como ocorria tal domínio religioso sobra a cultura, livros, poesias etc. Nada como estudar história de uma maneira bem divertida, ou seja, assistindo um bom filme acompanhado de uma boa pipoca... Recomendo.

                                                  Filme: O nome da rosa

 Divisão do Clero

O Clero possuía uma divisão específica, a qual estebelecia funções para cada tipo de clérigo. A divisão ocorria da seguinte forma:

          A) Clero Secular
          B) Clero Regular

                               Hierarquia do clero medieval

Clero Secular

Hierarquicamente, estava organizado da seguinte forma: Arcebispos, Bispos, Padres e Diáconos.

Acima de todos estes citados, encontrava-se o Papa, chefe absoluto da Igreja. Sua autoridade jamais deveria ser contestada, havendo a submissão até mesmo dos próprios reis medievais diante de sua presença.

Clero Regular

Era formado pelo clero dos mosteiros, cujos membros - os monges - levavam e ainda levam na atualidade, a exemplo dos monges franciscanos ou beneditinos, uma vida disciplinada pelo trabalho útil e são obrigados a obedecer às regras (regula em latim) da ordem religiosa a que pertenciam ou pertencem.

Monge Copista

Muitos mosteiros formaram grandes centros agrícolas, ao lado dos quais surgiram aldeiase até mesmo cidades. Os monges eram hospitaleiros e prestavam ajuda aos pobres, às mulheres e aos doentes, sendo, portanto, bem próximos ao povo.

                           Estrutura de um mosteiro medieval

Heresias

Vários dogmas da Igreja Católica foram contestados durante os séculos IV e XIII por grupos que sustentavam doutrinas diversas, denominadas heresias.

Entre as diferentes heresias condenadas pela Igreja Católica podemos citar:

     - Arianismo: pragava que Jesus não era igual ao Deus-Pai, pois foi criado por ele;
     - Monofisismo: pregava que Cristo tinha somente uma natureza, a divina;
     - Pelagianismo: negava a existência do Pecado Original;
     - Valdenses: negavam obediência à Igreja, não admitiam a existência do Purgatório nem o culto aos Santos. Para os valdenses a salvação não vinha através de padres, bastando somente orações e o respeito aos ensinamentos da Bíblia, única autoridade para eles. Há uma enorme coincidência com as bases do Luteranismo, que surgiu muito tempo depois já no movimento da Reforma Protestante.
       - Albigenses: pregavam a existência de dois princípios contrários: um deus do bem,criador da alma, e um deus do mal, criador do corpo. Baseados nisso, proibiam o casamento, para que se evitasse a procriação, e estimulavam a prática do suicídio.

Tais heresias foram severamente combatidas pela Igreja Católica através do Tribunal da Santa Inquisição, cometendo vários crimes brutais em nome da religião.

Queridos amigos, por hoje é só, mas fiquem atentos no blog, pois ainda nesse fim de semana postarei alguns exercícios direcionados para o ENEM ok! Todos já devidamente gabaritados. Um abraço e até ó nosso próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.