por Gui Moraes @ 09/05/2012
Quando se pensa em fotografia de música clássica, vem à cabeça fotos sérias, sóbrias, normais. Porém, um fotógrafo arriscou sair do “mais do mesmo” e o resultado é surpreendente.
O dinamarquês Nikolaj Lund é fotógrafo e violoncelista e consegue inovar sempre que vai fazer retratos. Com muita criatividade, ele mostra um lado dos músicos em que não se vê nos palcos.
Como reportou a Zupi, Lund trabalha interagindo com instrumentos ou com outros músicos e, em grande parte das vezes, em cenas inusitadas – como pulando na cama, no mar ou até mesmo dentro de um lago. Certamente, nada do que o senso comum pode nos sussurrar à mente sobre como fotografias de música clássica deveriam ser.
Uma manipulação é vista aqui e ali, mas nada que tire a mágica e toda a esplendicidade dos retratos, que revelam o dinamismo e a complexidade que esse gênero musical demanda dos músicos.
Seu trabalho argumenta contra qualquer preconceito sobre a fotografia de músicos eruditos, nos lembrando que sempre há espaço para inovações na arte. Confira mais algumas de suas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.