quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cronologia Saint Seiya

Ø  ERA DOS DEUSES
----Big Bang, a Grande Explosão causada pelo Criador (Deus [Javé]); surgimento de Cronos e Cairos, os deuses do tempo; a Grande Vontade espalha-se pelo Universo, formando os astros.
.
----Nascimento de Gaia (a Terra) e, desta, nascem Urano (o céu), Pontos (o mar), Érebo (a escuridão) e Eros (o amor).
.
----Dominando Gaia, Urano torna-se o senhor do mundo, até ser destronado pelo filho caçula, o titã Cronos (não confundir com o Cronos, deus do tempo), armado com a Grande Foice (Megas Drepanon), auxiliado pelos irmãos, trajados com as Somas (armas que se convertem em armaduras, doadas pela mãe Gaia).
.
----Zeus e seus irmãos, filhos de Cronos e Réia, expandindo o cosmo interior até alcançar o nono sentido, tornam-se deuses.
.
----Criação da humanidade pelo titã Prometeu. A princípio amigo dos deuses, Prometeu rouba o fogo sagrado de Zeus para civilizar os homens, sendo castigado por isso.
.
----Os deuses criam Pandora, a primeira mulher, e Zeus a envia para liberar entre os homens os males selados numa caixa, ensinando-os a serem humildes diante dos deuses.
.
----Primeira Titanomaquia (Zeus e seus irmãos derrotam o pai Cronos e os demais titãs, aprisionando-os no Tártaro junto com o povo que os idolatrava; a Megas Drepanon é selada na Terra); Zeus, Poseidon e Hades repartem o domínio da Terra (cada um ficando respectivamente com o céu, o mar e o submundo; a superfície da Terra é espaço comum a todos).
.
----Primeira Gigantomaquia (Zeus se reúne com os outros deuses para enfrentar os Gigantes, liderados por Tífon e enviados por Gaia para vingar a derrota dos filhos titãs, cuja guerra termina com Atena aprisionando o Gigante Encélado sob o monte Etna, na Sicília [Itália]).
.
----Abel (Baal), o deus-sol, proclama-se senhor da Terra (que era espaço comum dos deuses e dos homens); Zeus, enfurecido, selou o filho no Tártaro e entregou o posto de deus-sol a Apolo, seu principal auxiliar nesta batalha.
.
----Lúcifer, o mais belo dos Anjos e líder das hostes celestes que servem aos deuses, rebela-se visando o domínio do Universo, no lugar de Javé, o Criador, e é aprisionado no Inferno com seus asseclas por Atena, o Anjo Miguel (que assume seu lugar como chefe dos Anjos do Olimpo/Céu/Tenkai) e o deus Marishi-ten.
.
----Éris, a deusa da discórdia, seguidora de Ares, provoca a Guerra de Tróia. Por este e outros atos malignos, a deusa é aprisionada por Atena no mesmo pomo de ouro que usou no concurso de beleza divino que acarretou na dita guerra, lançando-o no céu (espaço sideral).
.
----Por conta das crises causadas pelos deuses, Zeus e os outros olímpicos deixam a Terra aos cuidados de Atena e mudam-se para o Céu (Éter ou Tenkai). Poseidon continua a governar os oceanos e Hades, o mundo dos mortos. A ambição de Poseidon o leva a tentar a conquista da superfície da Terra.
.
----1ª Guerra Santa (Atena x Poseidon), começada na Ática; surgimento dos Marinas (incluindo os Generais Marinas) com suas Escamas e dos Santos Guerreiros com seus Hábitos (Clothes); Grande Dilúvio (pessoas como a família de Noé e o casal Deucalião e Pirra sobrevivem para ajudar a repovoar o mundo; destruição e submersão da Ilha de Atlântida (base de Poseidon); origem dos Guerreiros Azuis (ou Tristes) do Ártico (Sibéria Oriental), que selam o espírito de Poseidon. Hades observava a Guerra Santa oculto no Submundo.
.
----Instituição do Ateneu (templo de Atena + as 12 Casas do Zodíaco), em torno do qual surge o Santuário, na Grécia, sobre o local em que foi enterrada a Grande Foice (Megas Drepanon) de Cronos.
.
.
Ø  ERA DO CAOS
----Segunda Gigantomaquia (os Gigantes são trazidos de volta à vida por Hades ou, segundo também dizem, por Zeus). Os guerreiros do Santuário derrotam os Gigantes e Atena sela Tífon sob o monte Etna, na Sicília, com o sacrifício do Santo de Cabeleira de Berenice.
.
----Submersão de Mu, terra de origem dos Hábitos sagrados, durante a Gigantomaquia (por motivos indefinidos, cessando-se a produção dos Hábitos; os muvianos sobreviventes migram para a Ásia central).
.
----Guerra Santa (Atena x Ares [incitado por Hades]); Santos de Atena vs Quatro Batalhões de Berserkeres - 1ª vez em que se usam as armas de Libra, e o deus da guerra se refugia no mundo dos mortos.
.
.
Ø  ERA DOS HOMENS
Ano +/- 1500 (Renascimento e as Grandes Navegações)
----Pégaso, o cavalo alado, encarna como humano para auxiliar Atena na próxima Guerra Santa; Hades cria as Sobrepelizes; Guerra Santa (Atena x Hades), em 1543; são 58 os Hábitos ativos nesta geração.
.
----Descoberta da ilha da Rainha da Morte nas ilhas Fênix, resquício de Mu, por um Santo, no meio do oceano Pacífico; origem dos Santos Negros, selados por Atena por meio da máscara mística usada pelo Guilty ("Criminoso, Culpado"), cognome do representante do Santuário na ilha.
.
Ano +/- 1750 (1743)
----Guerra Santa (Atena x Hades); Guerreiros Azuis e General-Marina de Dragão Marinho (Poseidon quase desperta); são 79 os Hábitos ativos nesta geração, o maior número da história.
.
.
Ø  ERA ATUAL
Ano +/- 2000 (1979-1987)
----Tífon tenta despertar, mas é derrotado por Aiolos de Sagitário.
.
----Kanon, irmão gêmeo de Saga, tenta incitar uma rebelião contra Atena e é encerrado na prisão do Cabo Sounion para morrer, mas acaba descobrindo uma passagem para o santuário submarino de Poseidon, despertando o deus dos mares. Poseidon volta a dormir, agora no corpo do herdeiro da família Solo, Julian, enquanto Kanon se incumbe de reunir os homens que assumirão os postos de Generais dos Sete Mares e os demais guerreiros denominados Marinas.
.
----Saga de Gêmeos submete-se ao titã Cronos e usurpa o comando do Santuário, tentando matar Atena recém-encarnada, que é salva por Aiolos de Sagitário.
.
----Aiolos entrega o bebê a Mitsumasa Kido na Grécia; levando a pequena deusa para o Japão, sua terra natal, o magnata começa a reunir crianças órfãs (seus filhos, no mangá) que um dia se tornarão guerreiros ao lado de Atena na luta contra o mal no Santuário.
.
----Pandora liberta os deuses gêmeos do Submundo aprisionados numa caixa mágica, Tânatos e Hipnos, e sela a alma de Hades no corpo do bebê que será o futuro Santo de Andrômeda.
.
----Segunda Titanomaquia (os titãs retornam para derrotar Zeus, mas precisam da Megas Drepanon selada no interior do Santuário, envolvendo os Santos de Atena na luta). Com a derrota de Cronos, Saga de Gêmeos passa a sofrer a manipulação de Hades, que deseja dominar o mundo sem confrontar os Santos de Atena.
.
---Guerra Galáctica entre os Santos de Bronze, planejada por Mitsumasa Kido (guardião de Atena após o salvamento desta por Aiolos de Sagitário) antes de sua morte, com o objetivo de escolher o campeão que envergará o Hábito de Sagitário e lutará ao lado de Atena contra o mal no Santuário.
.
----Ikki de Fênix, um dos órfãos selecionados por Mitsumasa Kido, liberta os Santos Negros da Ilha da Rainha da Morte e volta ao Japão para se vingar do magnata pelo seu destino e de todos com quem o rico empresário tinha alguma relação, incluindo seus irmãos, os Santos de Bronze.
.
----Saga de Gêmeos (sob o manto de Papa do Santuário) começa a enviar seus asseclas (Santos Diferentes, de Prata e de Ouro) para recuperar a desaparecida armadura de ouro de Sagitário, punir os Santos de Bronze por agirem de modo indepentende do Santuário e matar Saori Kido, acusada de querer se passar pela deusa Atena; com isso, o líder do Santuário revela ser ele a fonte do mal no recinto sagrado.
.
----Batalha das 12 Casas: culminância da chamada Rebelião de Saga de Gêmeos, que é derrotado e desmascarado pelos Santos de Bronze que se reúnem em torno de Atena, tendo Seiya envergado o Hábito de Sagitário; Atena (Saori Kido) reassume o seu lugar no Santuário como guardiã da Terra e da humanidade; são 58 os Hábitos ativos nesta geração.
.
----Julian Solo, que tem o espírito de Poseidon adormecido em seu interior, propõe casamento a Saori Kido, mas é rejeitado. Atraído para o Cabo Sounion, ele é levado pela nereida Tétis para o santuário submarino sob o Mediterrâneo, onde descobre ser o portador do espírito do rei dos mares.
.
----Batalhas contra Éris (que retorna por vingança a Atena, auxiliada pelos Santos Fantasmas), os Guerreiros Azuis (ou Tristes, liderados por Alexer) e Asgard (Drbal e Hilda, servidos pelos Guerreiros Deuses), estes últimos intentando expandir seus domínios por toda a Terra a partir do Pólo Norte.
.
----Guerra Santa (Atena x Poseidon); aparentemente, com a derrota, Poseidon desiste de tentar dominar a Terra, embora seu verdadeiro corpo continue desaparecido.
.
----Batalhas contra Febo Abel (com os Santos da Coroa), que voltou com a missão de exterminar a humanidade num plano de purificação do mundo empreendido por Zeus, com o quê Abel teria o perdão do pai pelos seus erros passados; e contra Lúcifer (com os Anjos Malignos), que retorna por vingança a Atena.
.
----Terceira Gigantomaquia; Tífon é novamente selado sob o Etna com o sacrifício do Santo de Cabeleira de Berenice.
.
----Guerra Santa (Atena x Hades); Hades, depois de eras, volta a usar o seu verdadeiro corpo (escondido nos Campos Elíseos), que é destruído, o que aparentemente o leva à derrota definitiva.
.
----Com Seiya gravemente ferido, Atena intenta voltar ao passado com a ajuda de Cronos, o deus do tempo, para derrotar Hades antes que este fira o Santo de Pégaso com sua espada divina; a deusa acaba caindo no século XVIII na forma de um bebê no início de outra versão da Guerra Santa contra Hades daquela época.
.
----A guerra final da nossa era: Atena x deuses do Olimpo (Ártemis, Apolo, etc., auxiliados pelos Anjos).


FONTES:
1. Hipermito. Blog Taizen Saint Seiya. Tradução de Michael Serra.
2. Cronologia: partes I, II e III. Allan Montenegro. Blog Taizen Saint Seiya.
3. Gigantomaquia. Tatsuya Hamazaki.
4. Mangás. Massami Kurumada, Megumu Okada, Shiori Teshirogi.
5. Anime. Massami Kurumada/Toei.
6. Filmes. Massami Kurumada/Toei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.