A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se
dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s)
educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras
temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão
das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
Immanuel Kant
São várias as teorias educacionais "tradicionais"
e "progressistas".
Idealismo
Platão
Inscribed
herm of Plato. (Berlin, Altes Museum).
Data: 424/423 a.C - 348/347 a.C
A filosofia educacional de Platão foi baseada em sua visão
da República ideal, onde o indivíduo era melhor servido ao ser subordinado a
uma sociedade justa. Ele defende remover as crianças dos cuidados de suas mães
e cuidar delas através do Estado, com grande cuidado para diferenciar as
crianças adequadas para as várias castas, a maior delas recebendo a melhor
educação, para que elas possam agir como guardiões da cidade e cuidar dos menos
aptos. A educação seria holística, incluindo fatos, habilidades, disciplinas
físicas, e música e arte, que ele considerava a maior forma de esforço.
Platão acreditava que o talento não era distribuído
geneticamente e portanto deveria ser encontrado em crianças de qualquer classe
social. Ele desenvolveu isso ao insistir que aqueles considerados aptos
deveriam ser treinados pelo Estado para que fossem qualificados para assumir o
papel de uma classe dominante. Isso estabelece, essencialmente, um sistema de
educação pública seletiva baseada na premissa que uma minoria educada da
população é, por virtude da sua educação, suficiente para uma governança sadia.
Os escritos de Platão contém algumas das seguintes ideias:
A educação elementar deveria ser confinada para a classe
guardiã até a idade de 18 anos, seguido de dois anos de treinamento militar
compulsório e depois ensino superior para aqueles que estiverem qualificados.
Enquanto que o ensino elementar moldava a alma para responder ao ambiente, o
ensino superior ajudava a alma a procurar pela verdade que a ilumina. Tanto os
meninos como as meninas recebiam o mesmo tipo de educação. Educação elementar
consistia de música e ginástica visando treinar e misturar qualidades gentis e
fortes nos indivíduos e criar uma pessoa harmoniosa.
Ao chegar aos 20 anos, é feita uma seleção. Os melhores
receberiam um curso avançado em matemática, geometria, astronomia e harmônica.
O primeiro curso na área de ensino superior duraria dez anos. Esse curso seria
para aqueles que estão mais aptos para a ciência. Aos 30 anos seria feita uma
nova seleção; os qualificados estudariam dialética e metafísica, lógica e
filosofia pelos próximos cinco anos. Eles estudariam a ideia do bem e os
primeiros princípios dos seres. Depois de aceitar uma posição júnior nas forças
armadas por quinze anos, a pessoa teria completado sua educação teórica e
prática aos cinquenta anos.
Immanuel Kant
Data: 1724 – 1804
Immanuel Kant acreditava que a educação se diferencia do
treinamento no sentido de que o último envolve pensamento, no que o primeiro
não. Além de ensinar a razão, era de importância central para ele que fosse
desenvolvido o caráter e o ensino das máximas morais. Kant era um grande
apoiador do ensino público e aprender ao fazer.[1]
Teorias educacionais
Tradicional
Escola Nova
Renovada
Não-diretiva
Progessista
Libertária
Libertadora
Crítico social dos
conteúdos
Alguns filósofos da educação
Erasmo de Roterdão
Paulo Freire
Immanuel Kant
Platão
Jean-Jacques Rousseau
Jean Piaget
Delfim Santos
Dermeval Saviani
Referências
↑ Cahn, Steven M..
Classic and Contemporary
Readings in the Philosophy of Education. New York, NY: McGraw Hill,
1997. 197 p. ISBN 0-07-009619-8
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