Braille Fácil 3.5a
Clique aqui para obter o Braille Fácil
que possibilita a impressão através dos drivers específicos dos equipamentos
de impressão, o que é importante para imprimir em equipamentos conectados
por USB.
O Braille Fácil 3.5 implementa também o comando através do qual é
possível embutir no texto, uma cópia da área de transferência ou
arquivo de música proveniente do programa Musibraille, sendo também
compatível com a geração de gráficos do programa Monet.
Braille Fácil
O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais.
O programa é composto de
A digitação de textos especiais (como codificações matemáticas ou musicais) pode ser feita com o auxílio de um simulador de teclado Braille, que permite a entrada direta de códigos Braille no texto digitado. O editor possui ainda diversas facilidades que agilizam muito a inserção de elementos de embelezamento ou o retoque de detalhes do texto Braille. É possível a criação de desenhos táteis através de um editor gráfico simples.
Como instalar a versão
Pegue aqui o Braille Fácil 3.5a
ou a penúltima versão estável: Braille Fácil 3.4
A instalação é bem simples: execute o programa que foi baixado. Normalmente não é preciso alterar nada no processo de instalação, devendo-se clicar simplesmente em "avançar" a cada confirmação pedida. Instalação de impressoras que usam driver de impressão, em particular aquelas ligadas a USB:Pegue aqui o Manual do Braille Fácil
instale o driver da impressora, antes de conectar a impressora. conecte a impressora, ligue e deixe o driver fazer o primeiro contato com ela. inicie o braille fácil e acione o menu de configurar impressora braille: informe o tipo e selecione a opção para ligação em PRN. quando for imprimir, será aberta uma janela para escolha da impressora. Escolha aquela que corresponder ao driver que foi instalado. configure também o número de linhas de impressão física como sendo um a mais do que o número de linhas da configuração de parâmetros de impressão, tanto no menu de configuração de impressora quanto nas chaves de configuração da própria impressora. Nota:
Esta versão do Braille Fácil não permite a configuração física da impressora. Você terá que usar os botões da impressora para selecionar os parâmetros de impressão. Consulte o manual do equipamento para fazer esta configuração corretamente. Em particular,
Para antigos usuários do Braille Fácil: pode instalar em cima da versão 3.0 ou anterior, não há problema.
Pegue aqui o programa Monet
O Monet é um fantástico editor gráfico para produção tátil, cujo resultado é totalmente compatível com o Braille Fácil. É possível embutir ou incluir gráficos na página de textos, gerando um material final de grande beleza gráfica. O uso do Monet também viabiliza a criação de gráficos matemáticos simples com grande rapidez.Pegue aqui o Manual do Desenhador Monet
Pegue aqui o Manual do antigo programa de pintura: Braille Pintor
Implementações introduzidas
O Braille Fácil 3.5a implementa o comando
Clique aqui para conhecer os detalhes da implementação do Braille Fácil 3.1
Clique aqui para conhecer os detalhes da implementação do Braille Fácil 3.0
Equipe responsável pelo desenvolvimento
O Braille Fácil foi criado por
José Antonio BorgesProjeto Dosvox
Geraldo José Chagas Jr.
Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ
O Monet foi criado pela OSCIP Acessibilidade Brasil.
Guilherme Lira - Gerência de projeto:
Fabio Oshiro - Análise e programação
José Antonio Borges - Consultor
Suporte técnico especializado para a criação das versões 3.0 e 3.1
Ana Cláudia da Silva Carneiro - Chefe do Departamento de Imprensa Braille do Instituto Benjamin Constant
Minoru Nagahashi - Responsável pela Informática da Imprensa Braille da Fundação Dorina Nowill
Carlos Ferreira - Consultor técnico do Ministério da Educação - Portugal
Homenagens especiais
O Prof. Jonir Bechara da Comissão Brasileira de Braille, foi o principal impulsionador do desenvolvimento do programa Braile fácil, e em particular um dos principais motivadores pela criação da versão do transcritor do Braille Unificado Brasil-Portugal, tendo gerado as orientações técnicas mais relevantes sobre o processo de transcrição durante o desenvolvimento deste programa.
Um agradecimento especial ao grupo de transcritores e revisores do Instituto Benjamin Constant e da Fundação Dorina Nowill, pelas críticas construtivas e testes exaustivos do sistema. Graças a estes dedicados e competentes grupos foi possível a criação de um programa bastante robusto e que dá solução para um número enorme de dificuldades inerentes ao processo de impressão Braille.
Nosso agradecimento ao empenho do Analista de Sistemas Carlos Ferreira, pela paciência com que conduziu a especificação dos novos requisitos do Braille Fácil para que este atendesse às características diferenciadas da impressão Braille em Portugal.
Quem é o detentor dos direitos sobre o Braille Fácil?
Os direitos autorais do programa Braille Fácil pertencem ao Instituto Benjamin Constant.
Este programa foi produzido com recursos provenientes do FNDE para os projetos do Livro Didático em braille e dos Centros de Apoio Pedagógico do MEC - Brasil.
Os recursos para as melhorias da versão 3.1a foram obtidas através de um contrato de desenvolvimento com a Fundação Dorina Nowill.
O Braille Fácil é distribuído gratuitamente.
Clique aqui para conhecer o projeto CAP
Envie carta para Antonio Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.