Capa
Existem alguns remixes brasileiros que a equipe do blog se morde quando ouve a versão remixada e quando lê seu histórico. Essa coletânea de remixes da banda Capital Inicial é uma delas. Este álbum apresenta os maiores sucessos musicais da primeira fase do grupo e foram remixados por vários djs/produtores brasileiros. A maioria das versões foram editadas para tocar no rádio.
Sinceramente falando, a maioria dos remixes dessa coletânea tem o cheiro de que foram produzidos para ver no que iria dar. Sabe aquela história de tapar o buraco com tapete? É mais ou menos assim e infelizmente os remixes não convencem. Como consumidores, entendemos que as canções da banda Capital Inicial mereciam um tratamento melhor. Quem sabe na próxima vez....
Essa coletânea foi lançada em 1998 pela gravadora Polygram. Ela apresenta 13 remixes que são:
1 - Fátima – Cuca´s 98 mix 4´16
Análise: Remix festivo ao estilo house produzido pelo Dj Cuca.
2 - Independência – Hitmakers “The independence of my Good” mix 3´33
Análise: Outro remix ao estilo house festivo com influências do euro house, produzido por Hitmakers. Perfeito para ser tocado em programas dançantes em FMs pelo Brasil.
3 - Pedra na Mão – Tom Tom mix 3´14
Análise: Essa versão foi produzida por Hitmakers e contém uma levada mais pop com direito a efeitos de Scratch e pianinho made anos 70 fazendo estilo “Genius of Love” do Tom Tom Club.
4 - Psicopata – Cuca´s Pop mix 3´54
Análise: Essa remixagem não funcionou muito bem. A letra é interessante, mas a melodia não convence e não empolga. Vale pelo registro.
5 - Música Urbana – The Urban Music mix 3´37
Análise: Aqui se percebe um remix óbvio com riffs de bateria que quase todos os artistas pop da década de 90 utilizaram, por exemplo: Stereo MCs, PM Dawn, Digable Planet, George Michael, Simply Red, Lisa Stansfield, Pet Shop Boys, New Order, Shanice, Suzanne Vega, New Kids on The Block e outras dezenas de grupos de rap e hip hop! Produzido por Hitmakers. Vale pelo registro, mas bem longe da danceteria.
Encarte interno
6 - Todos os Lados – Tausz remix 5´35
Análise: Produzido por Alexander Tausz, essa versão possui influências de techno e eurohouse. A harmonia musical tem conteúdo ao utilizar bons efeitos eletrônicos sem cair no pastelão ou fazer do remix um mero tuque-tuque. Interessante!
7 - Fogo – Hitmakers “The Fire Still Burns” mix 3´49
Análise: Remix pop comportado com levadinha do reggae. Boa pedida para bares e restaurantes, longe das pistas é claro!
8 - Belos e Malditos – Digital tracks djs 3´38
Análise: O sample da risadinha da música “Short Dick Man” do 20 Fingers misturada com a bateria da música “Fire up” do Funk Green Dogs resultou na base desse remix produzido por Digital Tracks DJs. Diferente, mas não chegou a empolgar.
9 - Sob Controle – Under Control Mix 3´27
Análise: A levada funk/soul predominam nas bases melódicas dessa versão. Você já sabe que Funk é uma coisa e funk carioca é outra. Certo! O remix é básico, mas vale pelo registro.
(Bônus track:)
10 - Fogo – Hitmakers Peppers Extended Mix 5´04
Análise: Atenção leitores e ouvintes! Quem disse que as musicas românticas não podem ser remixadas? Hein? Pois é a proposta dessa versão no momento mais meloso de todos os remixes do álbum. Boa sugestão para bares e ambientes mais confortáveis!
Contracapa
(Historic bônus Tracks)
11- Psicopata (Memê´s original 86 remix) 3´50
Análise: "Eu não matei Joana Dark", mas juro que os riffs de bateria desse remix são a cara da música de sucesso da banda Camisa de Vênus! Coincidências? A faixa foi produzida pelo DJ Memê lá na metade da década de 80 e registra o tipo de remix produzido naquela época. Ou seja, completamente diferente do entendimento atual!
12 - Música Urbana (Memê´s original 86 remix) 5´22
Análise: Quando o remix possui criatividade e conteúdo, geralmente o ouvinte perebe nos primeiros acordes musicais e essa versão não engana. Mantendo a base original roqueira, o DJ Memê soube temperar a melodia na medida certa. É claro que a letra e o ritmo original também ajudam em muito a canção. Como resultado, o ouvinte tem um registro musical interessante de outro remix produzido no Brasil nos anos 80.
13 - Mickey Mouse em Moscou (Memê´s original 87 remix) 5´34
Análise: Para finalizar a coletânea e satisfazer os fãs também foi incluído o remix da música “Mickey Mouse em Moscou” em versão digitalizada. Essa versão foi produzida pelo DJ Memê em 1987, porém há controvérsias quanto se refere a data verdadeira, bem como quem realmente a produziu! Da mesma forma que as produções anteriores feitas pelo DJ, a base musical original foi mantida e apenas foram adicionados alguns efeitos eletrônicos.
CD
* Zapeando pela internet é possível comprar esta coletânea de remixes em sebos ou lojas de discos e CDs usados pelo Brasil. Mas o preço máximo pagável por este Cd não ultrapassa R$30,00 reais. Tem gente vendendo por R$100,00 reais!!!! Enfim, pessoas sem noção!!!!
** Infelizmente os samples utilizados nos remixes não foram creditados.
*** Não há registro de que o Cd tenha sido lançado em vinil.
**** As musicas que fazem parte das faixas do “Historic bônus track” foram editadas em single vinil 12" e distribuídas de forma promocional para algumas rádios e alguns Djs na década de 80.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.