quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Romeu + Julieta, de Baz Luhrmann

    romeu julieta1 Romeu + Julieta, de Baz Luhrmann

Clássicos são eternos. E os clássicos de William Shakespeare são mais eternos ainda. Autor de tragédias e comédias, é do autor aquela que é considerada a primeira e mais trágica história de amor: Romeu e Julieta. O cinema (e o teatro e a televisão) se inspiraram na clássica história muitíssimas vezes e todos conhecemos por alto a trama. Entretanto, no já distante ano de 1996, o diretor Bass Luhrmann resolveu inovar e dar uma roupagem mais moderna para a história e levá-la novamente aos cinemas. Chegava assim às telonas Romeu + Julieta, uma deliciosa história trágica de amor.
Na versão de Luhrmann, a história da peça de Shakespeare é transportada para os dias atuais, tendo como cenário a cidade de Verona Beach, uma metrópole que é atormentada pela guerra entre duas famílias rivais: os Montéquio e os Capuleto. Crimes e vandalismo marcam os encontros dos membros de ambas as famílias, que se detestam, possivelmente, há eras!
Nesse cenário é que somos apresentados ao jovem e apaixonado Romeu, vivido por um Leonardo DiCaprio pré-Titanic, mas já mostrando o ator que se tornaria no futuro. Sofrendo de amor pela jovem Rosalinda, Romeu é convencido por seus primos e amigos e invadir uma festa na casa dos Capuleto e lá acaba se conhecendo e apaixonando-se perdidamente pela bela e jovem Julieta Caputleto, vivida por Claire Danes, que ilumina a tela com sua beleza. O desenrolar da história, todos nós já conhecemos, mas a adaptação nos prende de tal forma que é improvável que você não acompanhe o filme até seu final apoteótico.

romeu julieta Romeu + Julieta, de Baz Luhrmann

O mais interesssante da versão de Luhrmann é que toda a trama foi adaptada para os dias atuais, com excessão dos diálogos. Ou seja, espadas e punhais são trocados por armas de fogo, a ação se passa numa grande cidade, tudo remete ao mundo que conhecemos e vivemos. Entretanto, todos os diálogos foram mantidos na forma originalmente escrita por Shakespeare, o que dá um toque todo lírico à produção.
A trilha sonora é um detalhe à parte, com músicas muito bem inseridas e escolhidas. Você certamente irá atráz das músicas do filme ao terminar de assistí-lo. Aliado a isso, a fotografia é excelente, com imagens deslumbrantes (a própria Verona Beach, a praia, a igreja cheia de velas quase no final) e cenas de um cuidado visual incrível.
Romeu + Julieta, um clássico dos anos 90, que merece ser assistido e reassistido várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.