terça-feira, 1 de novembro de 2011

Parte 3 - Configurando o Alcohol 120%

01. Aparentemente, as opções do Alcohol 120%, apresentadas na janela principal, são divididas em quatro categorias. Porém, ao clicar em qualquer categoria, você será levado a mesma tela de opções, apenas em áreas diferentes. Então basta clicar em qualquer link para abrir a tela de opções.
02. Geral: Nesta guia, você encontrará opções gerais do Alcohol 120%, como verificar atualizações quando o software for iniciado (Verificar estado da versão atual automaticamente pela Internet), apagar a imagem diretamente, quando esta for gravada (Apagar a imagem diretamente!), permitir apenas uma operação de cópia por vez dentro do Alcohol (Permitir somente 1 cópia por vez no Gerenciador do Alcohol 120%) e definir qual interface será usada para que o Alcohol utilize os drives de CD/DVD corretamente (Interface de controle dos drives).
03. Exibir: Esta guia apresenta opções relacionadas ao visual do Alcohol, como executar o software na inicialização do sistema (Iniciar o Alcohol 120% com o Windows), executar o Alcohol 120% em tela cheia (Executar o Alcohol 120% no modo de TELA CHEIA) e exibir um ícone do software na área de notificação do sistema também (Exibir o Alcohol 120%), podendo definir qual ícone será usado na área de notificação do sistema.
04. Efeitos Sonoros: O Alcohol 120% pode executar sons conforme algumas tarefas são cumpridas. Para habilitá-los, ative a opção Reproduzir sons, e os escolha nesta guia.
05. Leitura: Aqui, você poderá ativar opções para melhorar a precisão dos dados copiados (como sabemos, CDs/DVDs riscam!). Você pode configurar por exemplo, o número de tentativas de leitura de um setor até ele ser considerado defeituoso (Número de tentativas antes dos erros de leitura) e quantos setores defeituosos são suficientes para iniciar a varredura avançada (Ativar o Advanced Sector Scanner depois).
06. Gravação: As opções desta guia são relacionadas a gravação de CDs/DVDs, como ejetar a mídia após uma gravação e/ou formatação (Ejetar o disco depois de completar a Gravação/Formatação), ativar a opção Overburn, que tenta gravar mais dados do que a capacidade do disco (Ativar Overburn) e converter DVDs+R e RW para aumentar a compatibilidade (Converter discos DVD+R/DVD+RW para DVD-ROM durante a gravação).
07a. Formato de dados - opções de leitura: Alguns tipos de CDs podem ter configurações especiais de leitura, para que sua cópia seja a melhor possível. Na guia Opções de Leitura, você encontrará a maioria das opções presentes no assistente para criação de imagens.
07b. Formato de dados - opções de Gravação: Na guia Opções de Gravação, você pode mudar a maioria como os dados serão gravados, caso a imagem seja de um dos CDs/DVDs especificados.
08. Drive Virtual: Esta guia permite definir quantos drives virtuais serão criados pelo Alcohol 120% (Número de Drives Virtuais), podendo fazer com que as imagens sejam montadas automaticamente no primeiro drive virtual (Montar a Imagem no Dispositivo 0 ao Clicar Duas Vezes na Imagem).
09. Extensão do Shell: Nesta guia, você poderá definir quais tipos de imagem serão abertas com o Alcohol 120%, bastando marcar os tipos correspondentes. Caso o ícone da extensão esteja diferente do padrão do Alcohol, marque a opção Trocar ícone pra o padrão do Alcohol.
Conclusão: O Alcohol 120% é um excelente software para a manipulação de imagens. Com assistentes intuitivos (embora com opções extremamente inúteis para a maioria dos usuários), o software é uma ótima opção para quem grava com freqüência imagens de CDs e DVDs, ou quer criar imagens das mídias já existentes. Se você tiver alguma dúvida sobre este tutorial, basta me mandar um e-mail (mr.shadow@baboo.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.