terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tutorial: Alcohol 120%


Parte 2 - Usando os assistentes do Alcohol 120%
01. Como dito na página anterior, todas as funções do Alcohol 120% são listadas na janela principal. Vamos vê-las com mais detalhes nesta página.
02. Assistente Para Criação de Imagem: Este assistente permite a criação de imagens de seus CDs e DVDs. Em Dispositivo CD/DVD, você deverá escolher qual drive contém o CD/DVD que será copiado para o computador. Em Velocidade de Leitura, você deverá configurar a velocidade máximo de leitura (cópia) dos dados. As opções aqui dependem do drive. Caso o CD/DVD tenha alguma proteção anticópia, configure-a em Formato de Dados. Aqui você também pode configurar opções relacionadas a cópia dos dados, como pular erros (Pulo rápido de erros) e fazer varredura avançada dos setores do CD/DVD (Advance Sector Scanning). Continue o assistente clicando em Próximo>.
03. Agora você deve decidir para onde as imagens serão salvas. Note que um gráfico com a capacidade da partição do disco, e (no caso do Windows XP, pelo menos), você pode rodar o utilitário Limpeza de Disco... para obter mais espaço, se necessário. Em Formato da Imagem, você deve escolher o tipo de imagem que será criada (as opções não são muito variadas, mas os formatos disponíveis são conhecidos e compatíveis com vários softwares). Finalmente em Nome da Imagem, você deve fornecer o nome do futuro arquivo. Inicie o processo clicando em Iniciar.
04. Assistente para Gravação de Imagens: Este assistente permite a gravação de imagens previamente existentes em CDs e DVDs. Na primeira tela do assistente, você deve definir qual arquivo de imagem será gravado (use o botão Escolher...). Caso você queira que a imagem seja excluída após a gravação, marque a opção (Excluir a imagem após a gravação), e vá para a próxima etapa, clicando em Próximo>.
05. Já nesta tela do assistente, você deverá escolher qual drive fará a gravação (Gravadora de CD/DVD), a velocidade que a imagem será gravada (Velocidade de Gravação), o modo de gravação dos dados (Método de Gravação), a quantidade de cópias (Número de cópias) e o suporte a tecnologia Buffer Underrun (Ativar Tecnologia Buffer Underrun), que adiciona uma segurança maior a integridade dos dados gravados (caso o drive escolhido suporte). Você pode também fazer apenas uma simulação do processo de gravação, para ver como o software se comporta sem gravar os dados de verdade. Para tal, desmarque a opção Gravar e marque a opção Simulação. para iniciar a gravação, marque a opção Gravar e clique em Iniciar.
06. Assistente para Cópia de CD/DVD: Este assistente é uma junção dos assistente anteriores, e permite diretamente a cópia de um CD/DVD para outro(s) CDs/DVDs. Nesta primeira tela, você deve definir qual drive será a fonte  da cópia de discos (Dispositivo CD/DVD) e a velocidade de cópia dos dados (Velocidade de Leitura). As opções apresentadas são exatamente as mesmas do Assistente para Criação de Imagens. A exceção é a opção Cópia Direta, que, se ativada, copia os discos diretamente, sem a necessidade da criação de uma imagem antes.
07. Caso você tenha decidido pela criação de uma imagem, os procedimentos de configuração da mesma são exatamente os mesmos apresentados anteriormente, coma exceção da variedade para a escolha de formatos (Formato da Imagem).
08. Caso você não tenha configurado a criação de uma imagem temporária, ou já tenha configurado a imagem, esta tela será mostrada, com as mesmas opções do Assistente para Gravação de Imagem.
09. Localizador de Imagens: Este pequeno utilitário localizar imagens de CD/DVD suportadas pelo Alcohol, bastando escolher a pasta (Localização) e os tipos de imagens que serão procurados (Tipo de Arquivo de Imagem), para realizar a busca (botão Procurar).
10. Gerenciador de CD/DVD: Este utilitário tem a única função de mostrar os recursos e tecnologias suportados pelos drives de CD/DVD instalados. Bom para tirar dúvidas quanto as gravações possíveis.
11. Assistente para Formatar CD/DVD: Este utilitário permite apagar CDs e DVDs RW (regraváveis). Basta escolher qual drive contém a mídia (Gravadora de CD/DVD), a velocidade em que os dados serão apagados (Vel. da Formatação) e o como os dados serão apagados (Método para Formatar). faça suas escolhas e clique em Apagar para iniciar o processo.
Agora que você já sabe como usar o Alcohol 120%, vamos configurá-lo, para tirar o melhor proveito do software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.