terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tutorial: Alcohol 120%

Neste tutorial, você conhecerá um dos melhores utilitários de gravação de CDs/DVDs para Windows: o Alcohol 120%, que contém várias ferramentas para a correta gravação de imagens de CDs e DVDs.

14/10/2005 22:20h

Introdução: É simplesmente incrível como a gravação de CDs (e mais recentemente, de DVDs), se popularizou. O baixo preço de hardwares e mídias e a grande quantidade de softwares disponíveis para tarefas relacionadas tornaram o processo de gravação de CDs e DVDs algo simplesmente cabal.

Mas esta simplicidade esconde uma "armadilha": onde encontrar bons utilitários de gravação de CDs/DVDs? Neste tutorial, você conhecerá um dos melhores do ramo: o Alcohol 120%, que contém várias ferramentas para a correta gravação de imagens de CDs e DVDs.

Parte 1 - Conhecendo o Alcohol 120%
01. Basta visitar o site da Alcohol Software (http://www.alcohol-soft.com/) para baixar o Alcohol 120%, atualmente na versão 1.9.5.3205. O software é compatível com o Windows 95/98/ME/NT/2000/XP/Server 2003 e custa aproximadamente US$ 51, mas você pode testar o Alcohol 120% por 30 dias.
02. A instalação é bem simples e direta, embora alguns itens do Alcohol 120% possam confundir. Por curiosidade, o serviço StarWind iSCSI Service é o responsável pela emulação de drives virtuais. os outros itens são responsáveis pela instalação do Alcohol propriamente dito (Main programs), arquivos para mudar o idioma do Alcohol (Multi-Language files) e os arquivos de ajuda (Online manual). Para instalar o software, basta clicar em Next>.
03. Ao término da instalação, o sistema deverá ser reiniciado. basta clicar em Yes ao término da instalação.
04. Após reiniciar o sistema, entre em Menu Iniciar > Programas > Alcohol 120% para executar o Alcohol 120%.
05. Esta tela é a restrição apresentada pela versão trial (de testes) do Alcohol 120%. Você deve esperar o contador destacado na imagem para poder clicar em OK.
06. Antes de mais nada, vamos alterar o idioma do Alcohol 120% para nosso português. Para isso, basta acessar o Menu View > Language > Portuguese (Brazil).
07. Agora que o software está mais amigável, vamos conhecer alguns de seus recursos.
08. Na parte inferior da tela, você verá todos os drives presentes em seu computador, inclusive o drive virtual do Alcohol 120%. Para montar alguma imagem de CD/DVD no mesmo, basta clicar com o botão de contexto do mouse (normalmente é o botão direito) e escolher a opção Montar Imagem. O Alcohol 120% é compatível com vários formatos diferentes de imagens. Note que você também tem outras opções, disponíveis para todos os drives, como acessar as Propriedades dos dispositivos (apresentadas pelo próprio Alcohol 120%) ou as Propriedades do dispositivo (que abre a janela de propriedades do Windows).
09. Todas as funções do Alcohol podem ser acessadas através dos Menus ou pela janela Principal, assim como as Opções. No caso as opções, mesmo que sejam apresentados 4 ícones, a mesma janela será aberta. Todas as funções principais de gravação e criação de imagens são apresentadas na forma de assistentes.
Agora que você já conhece o Alcohol 120%, vamos começar a usá-lo, criando e gravando imagens perfeitas de CDs e DVDs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.