A Europa do período Moderno sofreu
várias e notáveis transformações: os descobrimentos e colonização de
terras até então desconhecidas, a invenção da imprensa, desenvolvimento
da ciência (revolução científica), maior procura de conforto, entre
outras. Politicamente a Europa também mudou, na medida em que muitos
monarcas começaram a governar de forma absoluta, ou seja surgiu o
absolutismo. Mas as transformações não ficam por aqui, a nível
religioso, e influenciada por todas as outras transformações, a unidade
do cristianismo desapareceu sem nunca mais ter tido oportunidade para se
recuperar.O movimento da
Contra-Reforma foi um dos marcos mais importantes deste período: a
resposta da Igreja Católica ao aparecimento de novas religiões. O papado
viu o seu poder territorial e influência diminuírem, daí a resposta ser
urgente.O que vamos tentar
fazer neste trabalho é mostrar, de forma muito geral, em que consistiu a
reacção Católica. Começaremos por descrever as causas que a
provocaram, sem nos alargarmos demasiado pois não é esse o tema central
do nosso trabalho. Os instrumentos utilizados e os seus objectivos serão
tratados de forma mais cuidada, tal como os efeitos que este movimento
conseguiu alcançar.
A Contra-ReformaCausas da Contra-Reforma CatólicaA Contra-Reforma Católica é um dos muitos temas históricos que divide os historiadores. O problema começa desde o termo usado: deverá dizer-se Contra-Reforma ou Reforma Católica?
Uma das causas da origem da
Contra-Reforma no fim da Idade Média, foi peste do século XIV. Esta
peste foi altamente mortal. As soluções humanas não eram suficientes,
daí se procurar a ajuda divina, ou seja, aumenta o interesse pela
religião. As práticas religiosas tornam-se mais pessoais e não tanto no
âmbito da igreja como era habitual. As pessoas sentiam necessidade duma
relação mais “próxima” com Deus.
Os abusos do clero começavam a ser
exagerados, todos o sabiam. Algumas vozes se levantaram contra, mas
nenhuma alcançou tão largas proporções como a de Lutero. Este sacerdote,
em 1517, publicou 95 teses contra a prática das indulgências. De início
não era seu objetivo criar uma nova religião, a sua intenção era
modificar aquilo estava errado, o que saía das práticas antigas.
Contudo, a Igreja Católica descomungou-o em 1520, obrigando-o a lutar de
forma radical por aquilo em que acreditava. Após Lutero surgiram outros
reformadores; aqueles que tiveram mais impacto foram Calvino e Henrique
III. Estas novas doutrinas têm propagação e aceitação mais rápida nos
países do norte da Europa, o que origina uma ruptura na cristandade.
A Reforma Protestante só teve este
impacto porque muitos dos Estados europeus estavam interessados num
afastamento do poder papal sobre eles. As próprias pessoas tinham
necessidade de uma nova forma de religião, ou de uma mudança na igreja.
Por volta de 1540 a Igreja Católica
reage a todas estas situações que a faziam perder estados para o
protestantismo. A Contra-Reforma serviu também para revitalizar a
Igreja. Os instrumentos utilizados, seus objetivos e consequências vão
ser tratados em seguida.
Instrumentos da Igreja Católica
Só quando o papa Paulo III assumiu a
liderança da Igreja Católica foram criados os meios necessários para
iniciar a contra-reforma e combater as fortes influências protestantes,
verificadas sobretudo nos países do norte.
A contra-reforma tinha como objetivo
principal a reafirmação do dogma, do culto tradicional e a reconversão
de fiéis, mesmo que de forma forçada. Para isso foram instituídas
reformas internas (instituídas no Concílio de Trento, em 1545), medidas
repressivas (caso do Index e da Inquisição) e medidas de evangelização
(Companhia de Jesus).
Tudo isto provocou notáveis mudanças na vida e hábitos da Igreja, que, por sua vez provocou mudanças políticas e sociais.
· Companhia de Jesus
A Companhia de Jesus é uma das ordens
religiosas que foi criada nesta altura pela Igreja Católica. Merece um
tratamento e importância especial porque teve efetivamente maior impacto
que as outras ordens.
Inácio de Loiola, fundou esta ordem em
1534. Conseguiu o reconhecimento do Papa Paulo III (bula pontifícia) em
1540. Esta bula definia as principais tarefas dos jesuítas: confissão,
ensino e pregação. Os membros deviam lealdade ao papa e à companhia em
geral (para além dos votos de pobreza, obediência, castidade), ou seja
são devotos para com o papa. Obedecem a uma preparação muito rigorosa.
Tinham como objetivo recuperar antigos
católicos perdidos para o protestantismo ou paganismo. Ao mesmo tempo
que levavam a Igreja até às pessoas, faziam com que elas voltasem para a
Igreja. Faziam isso através de missões. Os missionários estavam aptos
para converter e também para instruir aqueles que já tinham fé. Oferecem
uma forma rápida de chegar a Deus, o que acaba por ser exatamente
aquilo o que as pessoas procuravam. A melhor forma de trazer os países e
mantê-los na religião católica era atrair a atenção e devoção de reis e
nobres.
Dão especial atenção à instrução.
Tornam-se um tipo de educadores muito especial. O ministério do ensino
toma maior importância a partir de 1547, acabando por se tornar a tarefa
principal destes eclesiásticos regulares. A partir desta data
multiplicam-se os colégios e universidades jesuítas por toda a Europa. A
sua pedagogia tinha a disciplina em grande linha de conta. Estava
aberta não só às ciências como também ao teatro. Tentavam opor o
catolicismo romano à expansão protestante.
Os jesuítas tornaram-se um organismo
internacional com extrema importância para o movimento da
Contra-Reforma. Após o Concílio de Trento foram eles que difundiram a
sua mensagem. Combatiam as igrejas protestantes no campo das ideias
através da evangelização.
A Companhia de Jesus esteve presente
nos movimentos de colonização portuguesa e espanhola. A sua função era
evangelizar os colonos. O movimento mais famoso foi na América do Sul,
tanto no Império Brasileiro como no Brasil português. Francisco Xavier
estabeleceu missões na Índia, Japão, interior da China e na costa de
África.
· Inquisição e Index - Repressão
Em meados de 1542 dá-se início a uma
terrível repressão. Por esta época o papa Paulo III restabelece o
tribunal da Santo Ofício, mais vulgarmente conhecido como Inquisição.
Este visava proteger a religião e salvar as almas dos homens (mesmo que
esses não o quisessem). Os funcionários desta instituição estavam
seguros daquilo que estavam fazendo, para eles Deus concordava com
aquilo que faziam.
A Inquisição foi, fundamentalmente,
uma instituição espanhola que antecedeu a contra-reforma. O seu método
consistia em julgar os suspeitos que eram denunciados através de
testemunhas anónimas. Usavam torturas para tentar arrancar uma confissão
do réu, que normalmente confessava mesmo sem ter cometido crime algum.
Mal o réu confessava era ou entregue ao Estado ou sentenciado à morte
na fogueira. Isto traduz-se na concordância entre o Estado e a Igreja. O
Estado usava este meio para se livrar dos seus inimigos políticos ou
simplesmente das pessoas que contestavam as suas decisões. Este
instrumento foi o mais negativo e aterrador da Contra-Reforma.
Paulo IV fez publicar o Index dos
livros proibidos. A heresia é, por vezes, fruto da leitura. Como tal
organiza uma lista de livros expressamente proibidos para todas as
pessoas, ou melhor, para todos os católicos (só tinham poder sobre
eles). Esta lista estava dividida em: autores (como Erasmo), autores
cujos livros eram condenados individualmente e livros com doutrinas
prejudiciais. Todos aqueles que fizessem que fossem denunciados por ter
livros condenados em casa (mesmo que não os tivessem) eram torturados
pela Inquisição.
Estas medidas limitaram, durante vários
anos, a liberdade de pensamento e comunicação, ao mesmo tempo que
representou um bloqueio cultural.
O Concílio de Trento iniciou a reforma
geral interna da Igreja Católica, funcionando como um dos vários
instrumentos de ataque à Reforma Protestante. Era formado por padres e
teólogos com exclusão dos protestantes, estava assim longe de ser
assembleia democrática como Lutero pretendia.
Este campo institucional que era o
concílio, apresentou três fases: a primeira fase (1545-1547) que foi
endereçada sobretudo aos problemas doutrinais eclesiásticos, referidos
pelos protestantes, fase que é interrompida por um confronto político
entre Paulo III e Carlos V; a Segunda fase (1551-1552) atribui
particular atenção aos sacramentos e finalmente a terceira fase
(1561-1563) introduz as questões disciplinares eclesiásticas.
No século XVI, os problemas do clero
condicionavam toda a sua atividade, viviam na mais completa ignorância,
logo, esta realidade tornou-se uma das condições essenciais de uma
reforma clerical.
Os principais objetivos do Concílio de
Trento passavam pela definição dos dogmas católicos e reforma interna da
Igreja. A ideologia católica pressupunha a afirmação do livre
arbítrio, a prática dos sete sacramentos, a adoração da virgem e dos
santos (ao contrário dos protestantes) e o culto com o cerimonial
apropriado (missas, procissões, etc.).
Para uma preparação mais cuidada do
clero a nível espiritual e cultural, o papado introduz a reforma
disciplinar. A formação intelectual dos futuros padres tinha como base
os seminários e universidades. De acordo com a norma disciplinar, os
clérigos devem dedicar a sua vida ao serviço de Deus, os bispos não
podem acumular dioceses, restringindo-se na área da sua jurisdição,
devem visitar periodicamente as paróquias e examinar os candidatos ao
sacerdócio e somente os sacerdotes podem ter acesso aos bispados. Os
párocos também devem viver na respectiva paróquia e estão proibidos de
exigir dinheiro para administração dos sacramentos, vivendo da pregação
da palavra divina.
O Concílio de Trento tem o objetivo de
despertar a religião tradicional e reafirmar o dogma na sociedade
clerical. A Igreja Católica vivia fechada sobre si própria, não tinha
contato direto e solidário com a população, o movimento protestante
serviu para acordar o catolicismo para a sua verdadeira essência.
Contudo, a Igreja não soube orientar-se, pois caminhou por vias mais repressivas e violentas para afirmar a sua autoridade.
Efeitos da Contra-Reforma
As consequências da Contra-Reforma católica oscilaram entre fatores positivos e negativos.
Como pontos positivos, pode-se afirmar
que a doutrina católica apareceu mais definida, interna e externamente a
Igreja ganhou mais vida, com inovações políticas e sociais. Houve o
nascimento da arte barroca na Itália, que se caracterizava pela
imaginação, invenção, suntuosidade e contrastes, opondo-se à austeridade
do protestantismo; esta forma de expressão tem repercussões pela
Espanha, França Alemanha e Europa Central. Desenvolveram-se organizações
como a Companhia de Jesus, que fomentou missões pacíficas de carácter
evangelizador nos povos orientais e ameríndios, de alto relevo
educacional.
Mas, os fatores negativos tornaram-se
tão graves que se sobrepuseram aos positivos. Foram empreendidas medidas
de repressão e violência como a Inquisição ou Santo Ofício e o Index.
Para reconquistar os territórios perdidos para os protestantes, o Papado
inicia perseguições violentas.
Mesmo no Concílio de Trento, não houve
um verdadeiro diálogo entre católicos e reformistas; no meio
educacional, a falta de professores e a indiferença eram grandes.
Somente os jesuítas podiam ser considerados intelectuais, os quais foram
vítimas do seu próprio autor, a Igreja, que pressionada pelo poder das
monarquias, aboliu a Companhia de Jesus.
A Igreja tornou-se símbolo de terror e
medo entre a população, todo o aparato espiritual tinha-se perdido.
Apesar das reformas disciplinares e dogmáticas, o seio eclesiástico
vivia atrofiado, sempre com receio da repetição do acontecimento de
Constança e Basileia. Na sua procura cega de eliminar rapidamente o
movimento protestante e preservar o espírito católico, o Papado mergulha
sobre medidas mais violentas e perde-se num vasto mar de sangue, mar e
crueldade.
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domingo, 29 de abril de 2012
Contra-reforma
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