O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do
passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus
alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente
lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a
questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam
construir opiniões próprias.
Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e
acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele
servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve
também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar
seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva
daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos
que estão sendo moldados por ele.
O aluno é como se fosse um solo fértil , onde o professor semeia suas
melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação
professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e
assim os dois crescem e caminham juntos. E é nessa relação madura que o
professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de
aula. Se estivermos atentos aprendemos a todo momento e não só na
escola com o professor. Assim, o aluno irá desenvolver um espírito
pesquisador e interessado pelas coisas que existem; ele desenvolverá uma
necessidade por aprender, tornando-se um ser questionador
e crítico da realidade que o circunda. Como diz o filósofo: “O
verdadeiro objetivo da Educação não é meramente prover informação, mas o
estímulo de uma consciência interna” (Al- Ghazali).
PROFESSORES QUE INSPIRAM, por Dr. Anthony P. Witham
” Professores que inspiram . . .
- percebem que , em última análise, não irá contar o quanto seus alunos aprenderam , mas o quanto acumularam conhecimento e habilidades que possam ser usadas por toda a vida;
- despertam o potencial infantil ao invés de reprimi-lo; elogiam o esforço de cada aluno ao invés de ignorá-lo, estimulam ao invés de encobrir a curiosidade da criança;
- percebem que eles devem respeitar seus alunos, sem impor seus valores pessoais, pois cada um precisa explorar e estabelecer seus valores próprios;
- ajudam os alunos a descobrir seus dons, porém esses talentos “escondidos” podem ser facilmente dominados se o principal enfoque estiver no texto ou na avaliação, e não na criança;
- disponibilizam seu tempo espontaneamente e lembram-se de encorajar aqueles que têm mais dificuldades;
- corrigem os erros do aluno e elevam sua auto-estima ao mesmo tempo;
- motivam mentes jovens a pensar por eles mesmos , muito mais do que se preocupam com fatos que exijam memorização;
- percebem que o maior de todos os presentes que eles podem oferecer a seus alunos não é seu talento pessoal ou sua esperteza, mas ajudar cada a um a descobrir e a se apropriar de sua própria esperteza e talento;
- encorajam mentes a pensar, mãos a criar e corações a amar – professores que exigem muito e que recebem muito;
- nunca se empenham em explicar sua visão pessoal de mundo, mas simplesmente convidam seus alunos a ficarem ao seu lado para que eles possam ver o mundo por eles mesmos;
- minimizam as deficiências de seus alunos e realçam seu dom natural. Tais professores nunca forçam um dançarino a cantar nem um cantor a dançar. Eles permitem com que seus alunos acendam sua própria “lâmpada” no momento e da maneira deles;
- acreditam que a comunicação em sala de aula não melhora se falada em voz muito alta;
- acreditam que exemplo não é uma ferramenta de influências para impressionar mentes jovens, e sim a chave para moldar atitudes positivas, valores e hábitos de estudo para os alunos;
- recordam seus alunos de que ganhar não é tudo na vida, mas ir em busca de seus ideais sim;
- sabem que o presente mais valioso do mundo não é dinheiro nem livros, mas ter uma vida nobre;
- não acham que eles têm que estar com seus alunos, eles querem estar com eles. Ensinar não é uma profissão , mas uma escolha que optaram em consideração ao próximo;
- concordam com Eleanor Roosevelt que disse, “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”;
- percebem que na vida de cada aluno existe um espaço esperando ser preenchido pelo professor, que pode comunicar auto confiança, criação de talentos que não foram descobertos e incentivo às atitudes na vida para o seu crescimento;
- inspiram bons sentimentos nas crianças e na juventude, pois sabem que eles nunca irão conseguir medir o quanto influenciaram na vida de uma criança;
- acreditam que algum dia seus alunos irão perceber que eu estou lá para ajudá-los a alcançar seus objetivos ou a completar suas tarefas, a melhorar sua auto-imagem e que existem algumas fronteiras que eles não podem alcançar;
- acreditam no credo: “ensine aquilo que a sua consciência achar certo; ensine aquilo que a sua razão disser que é o melhor; ensine com toda o seu espírito e poder; faça o seu dever e seja abençoado”;
- acreditam que aprender, fazer e ensinar acontecem quase que ao mesmo momento na vida -elas ocorrem normalmente simultaneamente. A criança que estamos ensinando a ler e a escrever está, ao mesmo tempo, nos ensinando sobre a inocência e a maravilha;
- tentam garantir a cada criança oportunidades iguais – não se tornar “igual” mas “diferente”, compreender todo potencial do corpo, mente e espírito que ele ou ela possui;
- optam por alternativas positivas em estabelecer disciplina em sala de aula, ao invés de depender unicamente das formas diversas de punição;
- encorajam e afirmam para a criança não aquilo que ela é, mas aquilo que ela virá a ser;
- estão sensíveis por saber o quanto suas palavras e ações podem afetar seus alunos positiva ou negativamente;
- acreditam que um relacionamento positivo entre aluno e professor se origina através do respeito;
- suscitam atitudes positivas em sala de aula e criam uma corrente contínua de pensamentos e idéias positivas;
- são entusiastas, enérgicos e eternamente otimistas em relação à potencialidade de seus alunos;
- concordam com o pensamento de Grayson Kirk’s que diz: “A função mais importante da educação, em qualquer grau, é desenvolver a personalidade do indivíduo e o significado de sua vida para ele mesmo e para os outros”.
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