domingo, 29 de janeiro de 2012

Zeitgeist - Completo




"A História acontece como tragédia e se repete como farsa"  - Karl Marx (1818-1883)
Criado pelo até então desconhecido diretor Peter Joseph, a partir de idéias de vanguarda sobre política, religião, economia e sociedade, o filme foi lançado gratuitamente online em junho de 2007, e apresenta o cristianismo, os ataques do 11 de Setembro e as instituicões bancárias (especialmente o FED - Reserva Federal dos Estado Unidos) como instrumentos contemporâneos de controle social e dominação global.

O filme é magistralmente montado, com dados históricos relevantes, analogias profundas, narrações precisas e edição fluida, o que gerou uma repercussão estrondosa após sua primeira exibição no 4th Annual Artivist Film Festival (4° festival de Filmes "Artivistas") em Hollywood, no final do mesmo ano. O boca a boca e a consequente divulgação via internet tornaram o documentário de duas horas (seguido por uma continuação de duração semelhante em 2008) um dos maiores fenômenos cinematográficos da história da internet, com mais de 50 milhões de visitas nos sites que o hospedam (You Tube e Google Video). Por outro lado, poucos críticos de cinema falaram sobre ele e a mídia também ignorou o fenômeno, principalmente por suas críticas corajosas ao cristianismo e ao status quo.

Este conjunto de eventos gerou um movimento ativista inédito de conotação apolítica, baseado na conscientização global, por uma sociedade mais comunitária e sustentável, que encontra seu nicho na transição entre séculos, eras astrológicas e crises financeiras e ambientais em escala global. Dentre as citações e monólogos reproduzidos pelo filme, constam pensadores de vanguarda pouco conhecidos pela massa mas de relevância intelectual como Chögyam Trungpa, Jordan Maxwell, George Carlin, Richard Alpert (o Ram Dass - ver filme listado no nosso site) e Sri Chinmoy Ghose, entre outros.

Muitas vezes visto como teoria da conspiração, o material apresentado em Zeitgeist deve ser visto com seriedade e cabeça aberta, para subseqüentes reflexões e debates pela sociedade, em todo o mundo. Se lembrarmos de absurdos históricos como o Nazismo, temos o dever ético e moral de refletir sobre o fato de que a história não acabou, e se repete de tempos em tempos, mesmo que venha disfarçada de luta pala democracia e liberdade. Ao final de contas, o tempo que levou para que o mundo reagisse ao nazismo, por não acreditarem que tamanha barbárie seria possível, foi grande contribuinte para sua ascenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.