quinta-feira, 8 de setembro de 2011


 KAYPET
 
Caiaque para 1 ou 2 pessoas feito de garrafas PET
Amigos ... Sou uma pessoa apaixonada pelo Mar ...
Meu nome é Glauber, sou Eng. Mecânico e trabalho com desenvolvimento de produtos.
Tive então uma idéia! Construir um caiaque de garrafas PET, sendo assim quando me deparei pesquisando na Net sobre este assunto, vi que esta 
 
idéia já era comum para varias pessoas, só que ninguém ainda havia desenvolvido um projeto realmente viável, com boa aparência e funcionalidade. Então resolvi fazer este projeto com algumas técnicas que já existem em artesanatos de PET’s misturando boa funcionalidade, segurança e estética. (Caiaque muito leve, durável, boa estética, seguro / insubmergível e ótima navegabilidade / hidrodinâmica ). Espero que vocês aproveitem bastante e que com um pouco de capricho e paciência consigam construir seus próprios caiaques, se divertindo antes e depois de prontos.
Vantagens do projeto:
Ecológica 
-Reutilização de garrafas PET que muitas vezes são descartadas e jogadas nos rios, mares, vias públicas, lixões, e que levam muitos anos para se decompor na natureza.
Comercial 
-Podem ser produzidos pelos próprios centros de reciclagem a fim de agregar valor na matéria prima e se transformar em um negócio auto-sustentável.
Social 
-Aumentar a quantidade de mão de obra (Emprego) nos centros de reciclagem.
-Dar condição de trabalho autônomo para pessoas necessitadas.
-Esporte e Lazer com um ótimo produto e baixo custo.
-Mais uma maneira de artesanato visando o relaxamento e criatividade.
Projeto:
Colas (Adesivos) Utilizados:

Testei alguns adesivos no mercado como Silicone, Epoxi, Resinas, Contato, mas os melhores que encontrei foram a base de Poliuretano, sendo eles:
 
1º -  SILOC – Poliuretano PU 36
Fabricante:  Anaeróbicos
Utilizei em todas junções laterais entre os tubulões (longitudinais) e também entre a tampa das garrafas e o fundo da próxima garrafa.
Obs: Excelente adesivo pois foi desenvolvido para poliéster. Pode ser usado em todas as uniões. Só não utilizei nas emendas cortadas pois não é transparente. (cinza e branco).
Quantidade para Caiaque de 2 pessoas: 5 tubos 310ml
Contato para venda deste produto : (19) 3881-7788

2º -  PESILOX – FIXTUDO
Fabricante:  Adespec
Utilizei em todas as emendas cortadas. Como a cola é transparente obteve melhor aparência, não que isto seja extremamente necessário.Obs:  Bom adesivo apenas para as emendas cortadas (encaixe) e ótimo acabamento.Quantidade para Caiaque de 2 pessoas: 1 tubo de 280ml


3º -  TITEBOND POLYURETHANE GLUE
Fabricante:  Franklin International
Ótima para as emendas cortadas. Apenas fiz teste e ela apresentou uma ótima aderência após um bom período de secagem. Após seca apresenta cor amarelada e acabamento médio.
Obs: Tem um ótimo rendimento pois sofre expansão. 
Mesmo assim, apesar do adesivo oferecer excelente resistência a água e aderir a diferentes substratos, o mesmo não é indicado para uso submerso ou continuo em água. Talvez os excelentes resultados que obtive foi em vista das juntas serem muito bem feitas e impedirem o contato direto com a água. É importante continuarmos nossos estudos e continuamente verificarmos a qualidade das juntas coladas. Importada, mas tem representação no Brasil:
Distribuidor Grossl Industria e Comércio (www.grossl.com.br) de São Bento do Sul-SC, fone (47) 3631.4000
 
Aulas:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5 - Dia do Teste
Curtindo o Mar
  
 
Fotos:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.