quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como se deve pintar com guache


O Guache é uma tinta solúvel em água, de secagem rápida, espessa e opaca, que depois de seca permite a sobreposição de outras cores.
Como deves proceder para a sua utilização?
 
1- A tinta deve ser espremida do tubo sobre um azulejo ou dentro de um godé bem seco, e em maior ou menor quantidade, consoante a superfície que se pretende pintar.
 
2- Em seguida, com um pincel ou com um conta-gotas, deixas cair algumas (poucas) gotas de água sobre a tinta, e mexendo bem com um pincel, de modo a que ela se dissolva convenientemente. Deves procurar conseguir uma consistência tal, em que a tinta se possa espalhar facilmente sem escorrer.
O guache não deve ser aguado. Se a tinta for pouca, uma simples gota de água, por vezes, é suficiente.
Se verificares que a tinta está ainda tão espessa que custa a espalhar, vais acrescentando água (gota a gota) até obteres a consistência desejada.
 
3- Se quiseres fazer uma (relativamente) grande porção de tinta, deves utilizar de preferência um godé (ou um recipiente). Para pequenas quantidades, simples ou com mistura de tintas, utiliza o azulejo.
 
4- Deves procurar (quando se trata de mistura de tintas) nunca fazer menos tinta do que aquela que te permita pintar toda a superfície que pretendes. Evitas a dificuldade de obtenção de uma cor igual.
 
5- Se te faltar tinta para completar a pintura de uma superfície, o ideal é fazer mais tinta; nunca deves acrescentar água ao resto da tinta que te sobrou, pois ela fica diferente e o trabalho não resulta.
 
6- Quando quiseres misturar tintas, vais acrescentando a uma delas pequenas porções da outra, até que obtenhas a cor ou o tom que desejas.
 
7- Antes de começares a pintar experimenta a tinta num papel qualquer (que deves ter sempre ao pé de ti) e que te serve de prova (teste). Se estiver muito líquida, acrescenta tinta; se custa a espalhar, junta (cuidadosamente) e com um pincel, um pouco de água.
 
8- Quando tiveres a tinta pronta, começa, então a pintar. A tinta deve ser espalhada com o pincel sempre na mesma direcção e sentido. Não comeces pelo meio. Tem cuidado para não ultrapassares os limites da superfície que queres pintar, e também em não deixares partes em branco.
 
9- Se quiseres acrescentar algum pormenor, deixa secar a superfície que pintaste. Depois, com tinta de outra cor e espessa, pintas sobre a tinta utilizada.
 
10- Nunca pintes com pincéis sujos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.