quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Considerações sobre o Cosmo

         

                                                                                                                                          
          Se há algo que todos os fans de Saint Seiya  já se perguntaram alguma vez é… O que é o Cosmo? Como ele é aumentado? Todos têm Cosmo? Estas são apenas algumas questões que os fans se perguntam sobre este assunto. Eu estive pensando nessas questões um bom tempo, e cheguei, finalmente, a uma conclusão.

NOTA:  Estas não são informações oficiais.
          Em primeiro lugar, eu penso que Cosmo é uma força que permite que alguém esteja em harmonia com o universo. Tudo bem dizer que todos somos parte do universo, mas Cosmo é o ponto de ligação entre nós e ele.  Mas como isso funciona? O Cosmo funciona como um grupo de fases da consciência que nós chamamos de “sentidos”. Veja dessa forma:
          Os primeiros cinco sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato) fazem uma pessoa estar em contato com o mundo em que vivemos. Sem eles, não teriamos contato com a vida.
          O sexto sentido é a intuição. Este sentido nos faz ver e sentir coisas além do normal, com uma melhor perspectiva. Você pode sentir que o perigo está chegando, quando alguém está se aproximando, se algo acontece ou se vai acontecer (premonições), etc.
          O sétimo sentido é aquele que faz uma pessoa ser capaz de canalizar a força do universo sobre ela mesma, e então, elevar a essência humana até o ponto mais alto. Desse modo, uma pessoa pode fazer coisas que só os milagres são capazes.
          O oitavo sentido, chamado de “Araya Shiki”, é a alma de uma pessoa, e é aquele que cada um de nós ganha na origem da vida. Quando uma pessoa morre, ela perde todos os sentidos anteriores e então o oitavo aparece.
          O nono sentido é o chamado “Vontade Própria”. Este sentido faz com que uma pessoa se una com o universo, e fique cheia de poder e conhecimento. Desse modo, essa pessoa se torna um Deus.
          Tudo acima quer dizer que cada um de nós tem um Cosmo. Mas como é que um cavaleiro (do zodíaco) faz para aumentar seu cosmo daquela maneira? Se estou certo, de acordo com o Mangá, os cavaleiros fazem o universo dentro deles (o microcosmos) explodir. Isto os permite fazer coisas sobrenaturais, como se moverem na velocidade da luz ou quebrarem pedras com suas mãos. Para chegar nesse ponto, os cavaleiros passam por duros e longos anos de treinamento e meditação, pegando todos os aspectos de suas vidas e elevando eles a um “andar superior”. Então, dessa maneira, nós podemos dizer que o Cosmo dos cavaleiros é também como que um espelho de suas próprias personalidades, desejos, sonhos, ideais, etc. Esse é o motivo pelo qual o Cosmo pode demonstrar amor, ódio, alegria, tristeza, etc... Porque ele reflete a condição do cavaleiro que o está desenvolvendo.
         Com o 7º, o 8º e o 9º sentido é um pouco diferente. Ninguém pode ensinar a um cavaleiro como desenvolver estes sentidos, e eles também não podem ser dados. É algo que ele tem que achar por conta própria.
          Para alcançar o 7º sentido, um cavaleiro precisa saber exatamente porquê ele busca este sentido, ter uma grande determinação, e queimar sua vida como ele jamais fez antes, para fazer com que a explosão somente comparada ao “Big Bang” aconteça. Quando um cavaleiro atinge o 7º sentido, ele é capaz de canalizar as forças do Microcosmos (o universo dentro dele) e do Macrocosmos (todo o universo).
          Com o 8º sentido, um cavaleiro encontra a sua alma. Para fazer isto, sua mente e seu corpo têm que ser um só, ou seja, têm que estar em plena harmonia.With the 8th Sense, a Saint finds his soul. In order to do that, he must to be in harmony with mind and body and let them become one. Com isso, um cavaleiro pode juntar-se a sua própria alma e fazer coisas como ir até Hades sem estar morto (eu acho que é por isso que as pessoas, quando morrem, tornam-se as suas almas). Então, atingindo o 8º sentido antes de morrer, não é necessário morrer para achar a sua própria alma.
          Para atingir o 9º sentido, um cavaleiro precisa alcançar um ponto de existência muito além do nosso compreendimento, para achar-se na forma de um Deus. Nenhum ser humano pode nos contar o que é este sentido. Apenas um Deus pode.
          Outra coisa a ser explicada é a relação entre o Cosmo de um cavaleiro, sua constelação e a sua armadura.
          Uma constelação de um cavaleiro é apenas a ligação entre ele e a sua armadura. Mas não me interprete mal… Não é tão simples assim… Um cavaleiro precisa estar em harmonia com a constelação na qual sua armadura é inspirada para poder vesti-la, e então, ele fica sob a proteção daquela constelação. Então, ninguém pode vestir uma armadura que não corresponde com o seu signo zodiacal. No mangá, também é dito que todo o homem vive sob o signo de uma estrela. Os cavaleiros, que são protegidos pelas suas constelações, são mais dependentes das estrelas ainda. As estrelas que formam as constelações dos cavaleiros têm seus pontos equivalentes nos seus corpos. Esses pontos são chamados de “Pontos Vitais”. Já que um cavaleiro vive sob seus pontos vitais, assim também o seu Cosmo, que é parte da sua vida.
          As armaduras não são apenas usadas para proteger os corpos dos cavaleiros. Elas têm suas próprias vidas também. Elas são feitas de Orichalco, Gamânio e, o mais importante : poeira estelar. Este último contém a “Vontade Própria”, e é o que dá vida às armaduras. Mas, denovo, não é tão simples assim... Não é suficiente apenas vestir uma armadura. Um cavaleiro tem que alimentá-la com o seu cosmo para torná-la poderosa. Então, se um cavaleiro tem dúvidas, ou nào é forte o bastante para fazer seu cosmo explodir, a armadura é apenas pesada e fraca. Mas se ele expandir seu Cosmo o melhor possível, quanto mais alto for o seu cosmo, mais leve e forte sera a armadura. Também, como todos sabemos, se uma armadura é danificada, ela pode se curar sozinha (e a cura é mais rápida quando elas estão nas suas caixas). Mas quando euma delas é muito danificada (com exceção da armadura de Fênix, que renasce das cinzas), é preciso o sangue de um cavaleiro para cura-las. Quanto mais forte o cavaleiro que doar o sangue, mais forte ficará a armadura. Bom, acho que vocês sabem quando esse sangue é o de Athena...   Kamei!!!
          Eu gosto da idéia de que não importa o ranking (bronze, prata, ouro) do cavaleiro, ele sempre terá condições de expandir ao maximo o seu cosmo se ele realmente quiser, do fundo do coração. Por causa que o cosmo é imortal, é de uma força infinita.
          Só mais uma coisa. Eu quero lembrar daquilo que Seiya disse uma vez…: "Eu posso ter perdido os meus 5 sentidos, mas a chama da minha vida ainda brilha, e enquanto esse fogo existir, meu cosmo será cada vez maior!....”

Classificação do Cosmos


Deus
Cavaleiro de Ouro
Cavaleiro de Prata
Cavaleiro de Bronze
Humano normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.