O artista se vale do que produz para contar coisas que se passam na sua alma e na sua comunidade.
O valor de uma obra de arte depende de seu significado comunitário.
Na terra existem pelo menos dois mundos:
O da natureza
Existe independente de nós.
O da cultura
Foi criado por nós.
A arte iguala as pessoas. Somos sócios do artista, formamos a comunidade que cria condições para que a arte aconteça.
Cultura
É o conjunto dos padrões comportamentais de um povo, (fala, religião, folclore, tradições, arte, etc.). “É um patrimônio coletivo”.TIPOS DE ARTE
- Pintura
- Desenho e cor
- Escultura
- Dança
- Poesia
- Literatura
- Musica
- Canto, Letra e Instrumental
Cênicas
- Teatro
- Televisão
- Cinema: Filmes e Vídeo arte.
- Construção
- Designer
- Interpretação óptica do real
- Montagem
- Vídeo arte
OBSERVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE
ELEMENTOS VISUAIS
- Linha
- Foma
- Cor
- Volume
Dividem planos e ao se fechar constrói formas.
Cor
Cria efeitos de textura e volume.
Existem propostas que usam um dos elementos visuais com mais intensidade.
Composição dos elementos visuais
O artista é o ser criador, organiza os elementos visuais em um campo, fazendo com que a organização se torne uma composição, e desta forma, a composição se torne uma obra de arte, ou não. (Vai depender de seusignificado comunitário).
Composição artística ou natural
Composição artística é quando os elementos visuais passam pelas mãos do artista. Composição natural são as que não são feitas pelas mãos do homem, é a natureza.ANÁLISE DE UMA OBRA DE ARTE
A análise pode serObjetiva, subjetiva ou formal
Análise objetiva
Baseada em um estudo, em uma teoria.
Análise subjetiva
Baseada em experiências pessoais, lembranças..., chega a ser empírica
Análise formal
Escola que foi tratada, (M.D.P. maneira de pintar). Ex: Barroco, Romantismo, Impressionismo, Cubismo, etc
CONTEÚDO
É aquilo que a obra contém:
- Mensagem
- Linha
- Forma
- Objetivo
- Subjetivo
- Formal
Aquilo que serviu de modelo. Basta olhar para o quadro e dizer o que está vendo. É a imagem principal.
Conteúdo subjetivo
É o “titulo” que o artista ou o observador cria. É a mensagem que se quer transmitir
Conteúdo formal
A escola em que foi tratada, (M.D.P. maneira de pintar).
OBSERVAÇÃO DE DETALHES
Efeitos visuais de profundidade
Perspectiva: Ponto de fuga, profundidade dada pela linha.Superposição: Um elemento sobrepõe o outro.
Diminuição: Formas que diminuem, ex: o homem.
Claro/escuro: Luz e sombra.
Profundidade através da cor
Caracterizam-se em:- Modelado
- Modulado
- Cores em chapas
Modelado: Única cor clareia e escurece.
Modulado: Muitas cores para dar o efeito de profundidade ou volume.
Cores em chapas: Profundidade conseguida através de cores em forma de chapas. Não foram nem modeladas nem moduladas.
RITMO DE UMA OBRA DE ARTE
O ritmo de uma obra pode ser calmo ou violento.A leitura quanto ao ritmo pode ser objetiva ou subjetiva.Ritmo Objetivo
Baseada em uma teoria.
Ritmo Subjetivo
Depende da reação do observador.
Análise objetiva do ritmo através da linha
Horizontal e vertical: o ritmo é calmo.Inclinadas e ângulos: existe movimento.
Curvas: o ritmo é violento.
Ritmo calmo
Predomina horizontal e vertical e movimenta-se com inclinadas, ângulos e curvas (PHVMIAC).
Ritmo violento
Predomina curvas, ângulos e inclinadas (PCAI).
Pode ocorrer que em um mesmo quadro haja árias de ritmo calmo e violento.
O ritmo pode ser dado também através da forma, cor, volume e textura.
ESTILO NA OBRA DE ARTE
Característica comum e constanteEstilo da escola ou da época
É o conjunto de características semelhantes e constantes empregadas por vários indivíduos numa determinada época ou escola de arte.
Estilo do artista
Cada artista tem seu jeito de falar, escrever, pintar, etc.È o modo próprio e pessoal de cada um. Em cada fase o artista pode, ou não, mudar seu estilo.
O BELO NA OBRA DE ARTE
Belo comoExpressão do real; “clássico”.
Expressão da realidade.
Expressão da comunicação; ”abstrato”.
Expressão do Real
Tudo é tal qual a realidade das coisas (quase fotografico).
Expressão da Realidade
Quando “representa” a realidade das coisas (estilizado).
Expressão da comunicação
Quando há uma abstração.
CONTEÚDO FORMAL
“As Escolas”Temos aqui, algumas datas aproximadas de escolas e movimentos artísticos apartir da Idade Média.
Não podemos esquecer, que antes, já se fazia arte em todo o mundo, como na Grécia e Roma antiga, Egito, Africa, Japão, etc.
Idade Média | Gótico |
Final da Idade Média | Humanismo |
Em 1500 | Renascimento |
Em 1600 | Barroco e Rococó |
Até 1830 | Neoclássico |
Até 1850 | Romantismo |
Até 1874 | Realismo |
Em 1874 | Impressionismo, Neo Impressionismo |
Em 1892 | Art Noveau |
Em 1905 | Expressionismo. (Alemanha) |
Em 1905 | Fovismo, (França) |
Em 1908 | Cubismo (Analítico e Sintético) |
Em 1909 | Futurismo |
Em 1910 | Abstracionismo |
Idade Média
Características
Teocentrismo:Deus como centro do universo e medida de todas as coisas.
Renuncia a profundidade espacial e perspectiva, o tratamento arbitrário das proporções e funções corporais.
Caráter profundamente religioso e espiritual.
Rejeita toda imitação da realidade.
Arquitetura gótica.
Pintura e escultura são usadas como elementos de decoração.
Humanismo
Período de transição entre o teocentrismo medieval e antropocentrismo renascentistaCaracterísticas
Á vida religiosa deixa de ser o tema quase exclusivo da arte.A vida profana (não pertencente a religião) começa a ganhar importância como assunto de arte.
Pintura e escultura tornam-se manifestações independentes e os artista passam a representar o mundo de maneira mais realista.
“O mundo deixa de ser um lugar de tentações e pecados, passando à espaço de realizações plena do homem, à quem foi devolvido o corpo".
(Maria do Amparo Tavares Maleval).
Renascimento
Movimento que em oposição ao obscurantismo da idade média trouxe o homem de volta a luz, e orientou a arte.O antropocentrismo atinge a plenitude. O homem e não mais Deus, passa a ser considerado a medida de todas as coisas.
Características
Valorização da anatomia.Uma visão mais cientifica do homem.
Figuras religiosas são tratadas como se fossem humanas, com músculos, força e expressão.
O nu passa a fazer parte das obras como exaltação do físico.
Uso de temas clássicos da antiguidad Greco-romana.
Temas mitológicos.
Perspectiva que caracteriza a profundidade e a tridimensionalidade.
Barroco
Arte da contra reforma.Conflito religioso, reação á visão antropocêntrica do Renascimento.
O homem dessa época tenta atingir uma síntese entre o teocentrismo medieval que a igreja tenta reimplantar, e o antropocentrismo que tanto veio acrescentar a humanidade com suas conquistas cientificas e culturais.
Tenta conciliar forças antagônicas como razão e fé; bem e mal; Deus e Diabo; espírito e matéria; carne e alma; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza.
Características
Assimetria, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.Monumentalidade e opulência.
Ênfase á figura de primeiro plano.
Conteúdo emocional intensificado.
Temas com fortes cargas religiosas.
Procura provocar emoção no espectador através de gestos e expressões faciais.
Realce nos efeitos de luz e sombra.
Escolha da cena em seu momento de maior intensidade dramática.
Excesso de ornamentação.
Ação e movimento.
Realidade física dos corpos.
Rococó
Estilo que caracterizou uma época de refinamento e delicadeza embora sempre associada a frivolidade.Característica
Retrato da nobreza européia do séc. XVII e XVIII.
Cenários bucólicos.
Roupas elegantes.
Idílios teatrais.
Tudo convida a alegria.
Contornos mais rebuscados que o do barroco.
Esta arte palaciana se esgota no final do século XVIII
Neoclássico
Um protesto contra a insinceridade e a sofisticação, o virtuosismo e o brilho vazio do RococóCaracterísticas
Arte acadêmica de formas perfeitas.Tenta melhorar a figura da pessoa retratada.
Trabalha corrigindo as imperfeições da natureza.
Usa temas nobres, hierarquia.
Imitação da antiguidade clássica.
Ecletismo.
Romantismo
Maneira emotiva de representar a realidade.Arte acadêmica; 1ª Escola Dramática.
Características
Grande dramaticidade.Cheio de subjetivismo, dor, angustia, cólera, etc.
Forças históricas são personificadas, ex: A liberdade.
Dinâmica da composição.
Liberdade de gestos.
Pinceladas largas.
Intensidade de cores.
Acontecimentos marcantes:
Revolução francesa e Revolução industrial.
Declaração dos direitos do homem e do cidadão. Artigo primeiro: “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos; as diferenças sociais só podem se fundamentar no bem comum”.
Em primeiro estágio a euforia; “liberdade, igualdade e fraternidade” transformaram-se nas palavras de ordem da época; Em segundo estágio, vem a frustração diante da realidade.
Realismo
Analisa o mundo a partir da observação de fatos. A espiritualidade, o misticismo, a religião ficam em segundo plano.Acontecimentos da época:
Capitalismo industrial: o proletariado começa a se organizar e acontece o
manifesto comunista de 1848, apontando soluções para os problemas do proletariado.
Charles Darwin publica “A origem das espécies” que expõe a teoria da evolução das espécies por seleção natural, questionando a existência de Deus.
O pintor realista não é um desenhista como o clássico e nem um colorista como o romântico, ele vê o mundo como se estivesse olhando através de uma vidraça, ele pinta somente o que vê.
Características
Nitidez da imagem.Precisão de contornos.
O povo torna-se assunto freqüente.
Representação do mundo de maneira documental.
Impressionismo
(G.R.L.) Grande Ruptura LinearAlguns críticos dizem que é a primeira escola moderna, outros dizem que é a ruptura entre o acadêmico e 0 modernismo.
Os impressionistas são também chamados de plenaristas, pois pintavam em Pleno ar livre.
Inspiração
Dinamismo do mundo, luz, sol, cor, e (M.Q.P.) momento que passa.Características
Luminosidade atmosférica muito grande.Atitude não emotiva.
Tendência á desaparecer a linha.
Sombras claras.
Mistura óptica.
Mistura da tinta na tela.
A forma é tratada pela cor.
Os impressionistas trabalhavam com pinceladas largas que foram diminuindo até se transformarem em pontos, criando assim o Neo Impressionismo ou Pontilhismo ou Divisionismo (pulverização da matérias).
As três primeiras escolas modernas
V.G. – Van Gogh.P.G. – Paul Gaugin.
P.C. – Paul Cézanne.
Evolução) Impressionismo -> Neo Impressionismo ->
Expressionismo (V.G.)
Fovismo (P.G.)
Cubismo (P.C.)
Expressionismo
Também chamado de DIE BRUC = A ponte, uma ligação entre o que eu vejo e o que sinto, um elo entre o visível da realidade e o invisível do sentimento.Pintores influenciados por Van Gogh criaram o Expressionismo, a primeira escola moderna ; a segunda escola dramática.
Características
Temáticas sociais.
Deformação da imagem visual.
Expressão com determinação da forma.
Fortemente dramatizado.
Sem interferência de elementos intelectual.
Chocante e feia em relação ao acadêmico.
Fovismo
Criado por artistas inspirados por Paul Gaiguin. “Fovismo vem de Fove = Fera”.Elementar, ingênua e sem elementos intelectuais.
Características
Formas limpas e largas.
Cores puras.
Impulso vital.
Grande modulação.
Efeito decorativo.
Cubismo
Criado por artistas influenciados por Paul Cézanne.Paul Cézanne disse “Quero tratar a natureza como se fossem cones, esferas e cilindros; Quero devolver a pintura aquilo que os impressionistas tiraram: peso, estrutura, e solidez da matéria .”
O Cubismo é, “A Ruptura da Forma”. Decomposição e reorganização da forma segundo a imaginação do artista.
O objeto retratado é visto de dois ou mais ângulos ao mesmo tempo.
O objeto passa a ser apenas um pretexto para o desenvolvimento da criação do artista.
Cubismo Analítico
Cuja decomposição é de difícil identificação, não se consegue identificar o todo.
Cubismo Sintético
Ele sugere a proposta. A decomposição é feita no mesmo plano para poder sugerir o que ele quer transmitir.
Futurismo
Cubismo dinâmico, não estático
Reação a estática do Cubismo.Recusa a realidade visual para evitar a impressão de imobilidade.
Substituir a imagem figurativa por linhas retas e traços luminosos.
Depende do conteúdo subjetivo, para chegar ao conteúdo formal, para entender a obra.
Abstracionismo
Obras cujas formas e cores não tem uma relação direta com a natureza“Expressão de um sentimento mesmo que não possua um tema reconhecido.”
(Kandinsky)
“Os observadores vão ter que procurar, buscar o que quiser na minha obra de arte... Porque ela não vai dar mais nada para eles”
(Kandinsky).
Abstracionismo
Sensível (Informal).
Geométrico (Formal).
Abstracionismo Sensível
É quando formas e cores são criadas impulsivamente, sobre completa liberdade ou infusão emocional.Abstracionismo Geométrico
É quando as formas e as cores são criadas refletidas ou intelectualmente submetidas a uma disciplina geométrica.Novas tendências do abstracionismo
Sensível ou Informal- Tachismo
- Grafismo
- Orfismo
- Raionismo
- Suprematismo
- Concretismo
Tachismo
Do Francês “Tachi” = Manchas (Abstracionismo por manchas).Grafismo
Formado por uma grafia não cognitiva.Orfismo
Certa ligação com a música “muito subjetivo”. Ligação constante do artista com a música.Posso não sentir, mas reconheço a proposta plástica.
Raionismo
A presença constante de raios, estanques e desdizesSuprematismo
- Grande organização de forma sobre forma
- È o desvendamento do nada
- Formas sobre formas que não levam a nada
Concretismo
- Que leva ao extremo a organização de formas geométricas.
- Saturação do campo visual, não existe espaço vago no campo visual.
Dadaísmo
A abstração no tema. Caráter ilógico.Observando a forma, linha, cor, volume, e textura é figurativo. A abstração esta no tema e não na forma.
Intelectuais e artistas refugiados da primeira guerra mundial Expressaram sua decepção. (A ciência, o direito de justiça, as artes em geral nada significava perante a guerra mundial).
“Nada mais tem razão ou sentido de ser, diante dos horrores da guerra”.
Características
Usa o ilógico.Proclama a falência da razão.
O irracional como conduta da humanidade.
Nega-se a razão e exaltasse o irracional.
Inutilizam as convenções dos objetos.
O Dadaísmo evoluiu para o Surrealismo.
Procure saber sobre os Festivais Dadaístas.
Surrealismo
Como funciona o nosso pensamento sem interferência do consciente.Aparece durante o Dadaísmo.
Utiliza o Automatismo pisco puro. (subconsciente).
Procura
Subconsciente.
Sonho.
A loucura.
Estados alucinatórios.
Tudo que contrariasse a lógica.
Real e irreal ao mesmo tempo.
Surrealismo Figurativo
Representa o simbolismo de sua mensagem através de imagens figurativasSurrealismo Abstrato
Representa o simbolismo de sua mensagem através de signos, símbolos, sinais ou simplesmente grafismos.Ex: Miró.
Surrealismo na História
Pintores de caráter Surrealista: Ex: Arcimboldo e BruguelDiferença entre Dadaísmo e Surrealismo
Um é anárquico o outro tem princípios e doutrinasTrindade máxima do Surrealismo
Salvador dalí, Marx Ernest e René Magrite.O Surrealismo contemporâneo tem caráter próprio de cada artista.
Pintura Metafísica
Pintura acadêmica. Pinta incertezas, inquietudes, imaginações, sonhos...Capta o momento de espera, momento de introspecção.
Pintor do silencio, descreve o momento da espera em tudo que se cala...
Escola de Paris
Grupo de artistas da Europa que foram à paris pintar até a década de 1930. Ficaram com a tradição e aproveitaram muito ou pouco das escolas modernistas. (Mistura).São ex: Modigliani e Marc Chagall.
A arte hoje
O homem tem necessidade de expressão e comunicação (que se da através da arte). Toda vez que à uma quebra na estrutura social este homem se modifica e como a arte esta sempre ligada a ele, ela também vai se modificar.A arte esta sempre evoluindo, (no sentido de transformação).
Entre os olhos objetivos da arte esta os de contestar.
A arte hoje envolve o conceito “do novo”, independente da proposta, o artista tem que ter a mente aberta para o novo e “A mente do observador também deve estar aberta para o novo”.
Evolução das técnicas
Idade MédiaPinturas nas paredes, Afrescos, Temperas e Encáustica.
Idade Moderna
Aparece à pintura no cavalete, Técnica a óleo.
Acxon Paint
Polok joga a tela no chão e joga tinta sobre ela. (Verificamos o mundo como suporte).
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